Quando sai uma massinha branca do bico da mama?

Perguntado por: eribeiro5 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

"Essa massinha não é uma secreção causada por uma infecção e, sim, um entupimento ocasionado pela gordura do leite", ressalta Carolina.

Alterações na cor do bico da mama também podem chamar a atenção, bem como a descamação e vermelhidão na área. Esses sinais são comumente confundidos com manifestações alérgicas e, portanto, não devem ser esquecidos na hora de realizar o autoexame.

Além disso, a secreção mamária também pode ser uma questão hormonal. Ao perceber a saída de líquido branco em suas mamas sem estar gestante ou amamentando, o mais indicado é consultar o ginecologista, que pode solicitar exames de sangue para medir os níveis do hormônio estimulante de prolactina e da tireoide.

Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos. O líquido percebido pode também ser uma secreção normal dos ductos mamários. Este líquido está normalmente presente nos seios das mulheres, e pode ser confundido como leite por algumas mulheres.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Quais as características da secreção mamilar na suspeita de câncer de mama? A secreção mamilar associada ao câncer de mama (CA de mama) geralmente é a unilateral, espontânea e de coloração transparente, podendo também ser rosada ou avermelhada devido à presença de hemácias.

Principais Sintomas da Candidíase Mamária

  1. Sensação de queimadura dentro das mamas.
  2. Fortes dores no mamilo.
  3. Vermelhidão.
  4. Coceira.
  5. Fissuras na divisão do mamilo com a aréola.
  6. Pele avermelhada na região dos seios.
  7. Feridas nos seios que demoram a cicatrizar.

Formação de feridas e crostas
Outro sinal de alerta na região das mamas são a formação de úlceras, feridas ou crostas na pele, especialmente próximas aos mamilos. Nestes casos, a mulher também pode notar o surgimento destas alterações associadas a retrações, endurecimento ou ressecamento da pele.

A descamação mamilar pode ser decorrente de vários fatores. Por isso, é preciso estar atento se há outros sintomas associados, como a dor, nódulos, mudanças no formato do seio ou secreção de líquidos do mamilo, pois pode estar relacionada a uma mastite, (infecção nas mamas), cistos ou a um tumor de mama.

A doença mamilar de Paget ocorre, principalmente, no mamilo e resulta de um câncer dos dutos mamários que se propagou para a pele do mamilo. Pode afetar tanto homens como mulheres. O câncer subjacente pode não ser palpável pelo paciente ou pelo médico.

Embora polêmica, a “amamentação” de homens adultos é mais comum do que parece. Existem sites como o dreamsofmilk e lactation.

A partir do final do primeiro mês de gravidez, seus seios começam a se transformar em órgãos produtores de leite. Durante esse período, seus ductos mamários aumentam em número e complexidade, e começam a se ramificar formando um sistema de alimentação cada vez mais intrincado.

A lactação induzida é um processo para gerar leite humano em pessoas que não estejam gestando - como casais homoafetivos, mulheres trans e mães que vão adotar.

Além de mais espesso, o colostro possui a cor amarelada ou alaranjada, ao contrário do leite materno, que é branco e opaco. Para as mamães que já iniciaram a amamentação, é importante manter uma alimentação correta, já que alguns alimentos podem interferir na produção láctea.

Os sintomas da gravidez psicológica

  1. Ausência de menstruação.
  2. Situações de enjoo.
  3. Aumento dos seios.
  4. Aumento do volume abdominal, sem o típico apagamento do umbigo observado na gravidez (mais comum)
  5. Produção de leite.
  6. Ganho de peso.
  7. Sensação de movimentos fetais.

O primeiro leite que os seus seios produzem depois do nascimento do seu bebé chama-se colostro. Este leite materno espesso e pegajoso é muitas vezes denominado "ouro líquido", não só devido à sua cor amarela ou alaranjada, mas também por ser tão importante para a alimentação e proteção do seu vulnerável recém-nascido.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.