Quando sai uma gosma transparente pode ser gravidez?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

O muco transparente é algo natural, e indica que o seu ciclo está atuando a todo vapor. Isto é, que você está no período fértil do ciclo menstrual. Desta forma, podemos dizer que o corrimento transparente é algo completamente normal, e muito comum em todas as mulheres.

E o muco clara de ovo nada mais é do que o muco do período fértil da mulher, que demonstra que o organismo está apto à gravidez naquele momento.

Na gravidez
O muco cervical continua sendo produzido normalmente na gestação, mas ele se torna mais espesso e com tom esbranquiçado devido às alterações hormonais. Isso é importante para impedir que bactérias e outros microrganismos se desenvolvam no útero e causem complicações na gravidez.

É muito comum a mulher apresentar um corrimento branco, de aspecto leitoso e mais abundante”, descreve. A Dra. Marcela completa que esse quadro deve continuar até o final da gestação. “Não precisa se assustar, pois é supernormal ocorrer esse corrimento durante todo o período da gravidez”, diz a médica.

Lá pelo 14º dia do ciclo, o muco fica com aspecto de clara de ovo, que é quando a ovulação começa. Ou melhor, quando fica mais fácil engravidar. Essa gosminha é bem grudenta, mas também não tem cor nem cheiro. Essa viscosidade tem a função de facilitar o caminho dos espermatozoides até o óvulo.

Em um ciclo menstrual de 28 dias, você pode começar a notar esse muco por volta dos dias 9 ou 10 (1,4). À medida em que a ovulação se aproxima, muito mais muco cervical é produzido.

A anovulação (ausência de ovulação) pode ter alguns sintomas clássicos e bem identificáveis como aquela secreção esbranquiçada o ciclo todo sem presença de muco elástico e dores ovarianas para ovulação.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.

Sinais e sintomas
Quando a fecundação acontece, algumas mulheres podem apresentar uma cólica leve no 6º ou 7º dia após a relação sexual no período fértil – normalmente mais leve que uma cólica menstrual, podendo ou não estar acompanhada de pontadas no baixo ventre.

Ter muco cervical de clara de ovo suficiente durante o período fértil permite chances habituais de gravidez, ao mesmo tempo que a percepção dele possibilita a indicação dos dias mais férteis. A melhor maneira de identificar alterações é coletar e observar uma amostra de muco diariamente.

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

Apesar de existir a possibilidade de que isso ocorra, é algo extremamente raro e ocorre normalmente com mulheres que fizeram tratamento com hormônios para poderem engravidar. O nome que se dá a esse fenômeno é superfetação.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Chamamos de nidação o processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero. Esse processo pode causar um pequeno sangramento, o corrimento marrom, que é um indicador de gravidez e possui determinadas diferenças com a menstruação e o escape.