Quando sai tipo uma carne na menstruação?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

O ginecologista do HCor explicou que os pedacinhos de pele presentes em alguns ciclos menstruais são apenas resquícios endométrios. A menstruação nada mais é do que o resultado de um processo de “descarte” de endométrio que não serviu de “alimento” para um ou mais óvulos fecundados durante o período de ovulação.

Mesmo com todos os esclarecimentos, muitas leitoras possuem essa dúvida pela quantidade de relatos de mulheres que afirmam ter menstruado durante a gravidez. E a resposta definitivamente é NÃO! Grávida não menstrua, já que com o óvulo fecundado não ocorre a descamação uterina.

Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação
“É muito improvável que uma alteração de fluxo menstrual tenha como causa a endometriose, pois nessa doença, o sangramento anormal ocorre dentro da cavidade pélvica e não na via vaginal”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira.

Essa menstruação com pele acontece quando o endométrio, em vez de descamar aos poucos, acaba saindo por inteiro. Por isso aspecto branco, parecendo uma pele fina, que lembra vagamente aquelas existentes nas coxas de frango. Esse fenômeno é chamado dismenorreia membranácea.

O sangramento é parecido com a menstruação, mas geralmente é mais volumoso e com coágulos maiores. Os sintomas da gravidez, como náusea e alterações nas mamas, tendem a desaparecer em poucos dias após o saco gestacional ser expelido.

Para diagnosticar o sangramento uterino anômalo, o médico faz perguntas à mulher sobre o padrão do sangramento (histórico menstrual) e faz um exame pélvico, uma ultrassonografia e exames de sangue. É possível que seja feita uma biópsia do revestimento do útero.

Um ciclo de menstruação com pedaços pode significar uma limpeza no organismo ou uma mudança hormonal passageira, porém, se você nunca teve um ciclo assim e repentinamente passar a ter, então é melhor conversar com o seu médico para investigar o que pode estar acontecendo por trás de todo esse sangue.

Você já ouviu falar de hemorragia menstrual? Os principais sintomas de hemorragia menstrual são: Fluxo menstrual que dura mais que oito dias. Fluxo muito intenso do primeiro ao último dia do ciclo.

A pseudociese costuma durar algumas semanas, mas há casos que persistem por meses ou anos. Em algumas mulheres, os sintomas desparecem após elas entrarem em “trabalho de parto”.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Há aquelas que têm um fluxo menstrual pequeno e de curta duração, que pode se parecer com sangramentos que ocorrem durante a fase inicial da gravidez. Portanto, não é incomum encontrar casos de mulheres que sangram durante os primeiros meses de gestação e acham que estão menstruando normalmente.

Endometriose ovariana
Neste caso, a doença acomete o ovário de forma superficial, podendo criar endometriomas maiores de 2 cm, que apresentam uma cor escurecida, de sangue antigo e espesso.

Ultrassom Transvaginal ou Endovaginal
O ultrassom transvaginal e endovaginal são nomes para o mesmo exame. O desse ultrassom é analisar órgãos e estruturas pélvicas, como: trompas uterinas, endométrio, ovários e o próprio útero.

Em alguns casos, pode acontecer de pedacinhos de pele aparecerem junto ao sangue. Esses pedacinhos, geralmente, são resquícios do endométrio, conforme o ginecologista Dr. Celso Luiz Borrelli, do Hospital do Coração de São Paulo (HCor). A quantidade expelida varia de acordo com a liberação hormonal de cada mulher.

Se você já passou a menopausa, é importante relatar qualquer sangramento vaginal, mancha ou corrimento anormal ao seu médico. O corrimento vaginal sem sangue também pode ser um sinal de câncer de endométrio.