Quando sai sangue junto com as fezes o que pode ser?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

O que pode ser o sangue nas fezes? As fezes com sangue podem ser consequência de uma hemorroida, fissura anal, endometriose, má formação vascular, diverticulose, hemorragias, sangramento no estômago ou nos intestinos e também de doenças mais graves, como câncer retal.

5 possíveis causas de sangue nas fezes

  1. HEMORRÓIDAS. As hemorróidas são a causa mais comum de sangramento ao evacuar. ...
  2. FISSURA ANAL. A fissura anal consiste em um corte que se desenvolve na borda anal. ...
  3. DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS. ...
  4. SANGRAMENTO DIVERTICULAR. ...
  5. CÂNCER COLORRETAL.

Menstruações muito intensas, sangramento entre os períodos menstruais, além de sangramento durante e após a relação sexual são considerados anormais. Esse tipo de sangramento pode estar associado ao câncer de colo do útero, câncer de útero e mais raramente câncer de ovário.

Semelhanças e diferenças entre as hemorroidas e o câncer
Talvez um dos sintomas que mais assustam os pacientes é o caroço na entrada do ânus causado pela inflamação ou trombose das hemorroidas, o que geralmente causa muita dor. Mas o câncer de reto e de ânus também podem se manifestar com nódulos nesse local.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Quais os principais sinais de alerta?

  • Sangue nas fezes.
  • Mudança do hábito intestinal.
  • Dor ou desconforto abdominal.
  • Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  • Fraqueza e anemia.
  • Perda de peso sem causa aparente.
  • Massa (tumoração) abdominal.

É muito comum em pessoas acima dos 50 anos. Às vezes sangram muito. Mas a gravidade é pequena, é facilmente tratável e não tem sequelas. Acontece quando o intestino delgado ou intestino grosso é mal vascularizado, e também pode originar uma hemorragia de gravidade muito variável.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Os Sintomas de Câncer de Intestino

  1. Sangue nas fezes. Ao evacuar e perceber a presença de sangramento, já deve-se desconfiar que algo não está bem. ...
  2. Alterações significativas no formato das fezes. ...
  3. Constipação ou diarreia. ...
  4. Inchaço ou dor no abdômen. ...
  5. Perda de peso sem motivo específico.

O sangramento é bem característico, sendo um vermelho vivo e habitualmente não está misturado às fezes”, explica o coloproctologista Silvio Tarnovschi. O especialista afirma que a quantidade de sangue pode variar, de acordo com o caso, como traços no papel higiênico ou gotas e até esguichos no vaso sanitário.

infecção nos órgãos reprodutivos: clamídia, gonorreia, vaginite e doença inflamatória pélvica são algumas das infecções que podem causar hemorragias entre as menstruações; tumores malignos: os cânceres de colo do útero, de vagina e de endométrio têm o sangramento vaginal como um dos seus sintomas.

Quase todos os pacientes com câncer terão febre em algum momento, principalmente se a doença ou o tratamento afeta o sistema imunológico. Com menos frequência, a febre pode ser um sinal precoce de um câncer, como leucemia ou linfoma. Fadiga. A fadiga é um cansaço extremo que não melhora com o repouso.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Para confirmar a doença, são feitos em conjunto o exame físico, a colonoscopia e a biópsia. Como parte do exame físico, o médico apalpa o abdômen em busca de massas ou órgãos aumentados e, se necessário, realiza o exame de toque retal.

Hemorroidas são benignas e não viram câncer, mas o sangramento causado por cânceres pode ser confundido com o sangramento de hemorroidas. Quem tem sangramento deve procurar um coloproctologista.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

Os exames de sangue solicitados para ajudar no diagnóstico de câncer colorretal ou para monitorar a doença são: Hemograma completo. O hemograma pode determinar a presença de anemia em função de um sangramento intestinal provocado pela doença.

Há duas maneiras do câncer colorretal se desenvolver. A primeira é quando surgem pólipos, crescimento anormal de células nas mucosas do intestino, mas que ainda não são consideradas câncer. O período de transformação dos pólipos em um tumor maligno demora, em média, 10 anos.

Câncer de intestino tem taxa de cura acima de 90% quando diagnosticado na fase inicial. Com uma taxa de cura acima de 90% quando diagnosticado na fase inicial, o câncer colorretal deve afetar 300 pessoas no Amazonas em 2023.

Exames para detectar câncer incluem mamografia, tomografia e radiografia. Saiba mais! A realização de exame para detectar câncer é fundamental para que a patologia seja identificada precocemente, contribuindo imensamente nas chances de cura e melhores prognósticos.

A principal causa da hemorroida é a constipação.
O indivíduo com prisão de ventre faz mais esforço para evacuar, aumentando a pressão das veias hemorroidais. Além disso, nessa situação, as fezes costumam ser duras e secas, o que também implica em maior esforço na defecação.