Quando sai o tampão mucoso quanto tempo antes do parto?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

O tampão mucoso pode sair algumas semanas ou vários dias antes de você entrar em trabalho de parto, mesmo no início do próprio trabalho de parto. Em uma gravidez completa, o tampão mucoso sai durante o nono mês de gravidez.Se você acha que o tampão mucoso saiu antes de 37 semanas de gravidez, consulte seu médico.

A perda do tampão mucoso e líquido pode significar que você não está mais protegida contra os agentes infecciosos. Portanto, no momento em que o tampão sair, é importante visitar seu médico obstetra para obter um parecer clínico de um especialista.

Só que não existe um período certo para liberar essa secreção. Ela é expelida horas, dias ou até semanas antes que o trabalho de parto aconteça, porque a abertura do colo do útero ocorre de forma gradual. Por isso, ao identificar que o tampão mucoso saiu, não existe a necessidade de ir imediatamente ao hospital.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

4Pode ocorrer do tampão mucoso ir saindo aos poucos e assim nem ser tão percebido pela mulher durante a gravidez. 5O tampão pode sair semanas antes do início do trabalho de parto, portanto não entre em desespero. Basta ficar atenta aos sinais, principalmente quando começarem as contrações.

Porém, é possível verificar alguns sinais que podem indicar a dilatação:

  1. Tampão mucoso.
  2. A linha púrpura.
  3. Sons de nascimento.
  4. Emoções.
  5. Indicadores físicos.

Quando as contrações se tornam mais dolorosas, prolongadas, durando de 40 segundo a mais de 1 minuto, e com intervalos de 5 minutos ou menos, chegou a hora de ir para a maternidade.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

Seu aspecto pode ser bastante parecido com o catarro e, quando ocorre a perda, normalmente está acompanhado de sangue. Quando o tampão mucoso é expelido do organismo, é um sinal de que o corpo está se preparando para que o bebê saia, além de também ser o primeiro sinal de que o colo do útero está dilatando.

Quando sai, o tampão normalmente se desprende inteiro do útero, é semelhante a uma clara de ovo esbranquiçada e o tamanho de 4 a 5 centímetros. No entanto, é capaz de variar de forma, textura e cor, mesmo em uma gravidez sem risco nenhum.

As contrações (percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga) são sentidas no abdômen – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, ajudando a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

O ideal é que a internação ocorra na fase ativa do trabalho de parto, com mais de três centímetros de dilatação.

Assim, resumindo, a expulsão do tampão mucoso é um processo físico e natural e, de forma geral, ocorre no final da gravidez, momento em que há uma baixa hormonal e o corpo já se prepara para o trabalho de parto. Nem sempre vem acompanhado de dor, o que pode dificultar que a gestante o perceba.

O exame de toque é utilizado para se verificar a dilatação do colo, que chega até 10 cm. O exame de toque também avalia a espessura do colo do útero da gestante – que pode ser grosso, médio ou fino, de acordo com a intensidade das contrações. Quanto mais fino está o colo, mais rápido a dilatação acontece.

Saída do tampão mucoso
Normalmente, o tampão mucoso é expelido quando a gestação está a termo (ou seja, entre 37 e 42 semanas), e sua saída pode indicar que o colo do útero está se preparando para o trabalho de parto.

Depois que ela se rompe, o parto ocorre, no máximo, nas 48 horas seguintes. Quando a bolsa estoura, a mulher sente um líquido quente escorrendo pelas pernas, é como se estivesse fazendo xixi, mas sem controle do fluxo.

Além da sensação já mencionada, semelhante à uma cólica e a barriga um pouco endurecida, a principal diferença entre uma contração de treinamento e a contração do trabalho de parto é o intervalo entre elas. As de treinamento são irregulares e imprevisíveis, são de curta duração e não aumentam com o passar do tempo.

Na fase em que você sentir de duas a três contrações em 10 minutos e que duram por volta de 45 segundos ou mais, deve procurar o hospital e avisar seu médico.