Quando saber que a conjuntivite está melhorando?

Perguntado por: nximenes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Se sua conjuntivite é causada por infecção viral e não houver nenhuma outra complicação, seus olhos devem melhorar dentro de 3 a 5 dias, podendo chegar a duas semanas.

Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Acima de tudo, não se automedique.

Sim, isso pode acontecer – aí a chatice demora mais para ir embora. “Quem está com conjuntivite deve lavar as mãos constantemente com água e sabão, separar toalhas para uso individual e limpar com álcool tudo o que outras pessoas puderem tocar, como computador e telefone”, ensina a oftalmologista.

A conjuntivite viral é uma infecção da conjuntiva aguda altamente contagiosa geralmente causada por um adenovírus. Os sintomas oculares incluem dor, irritação, fotofobia e secreção aquosa. O diagnóstico é clínico; às vezes, culturas virais ou testes imunodiagnósticos são indicados.

O colírios que normalmente são utilizados incluem:

  • Conjuntivite viral: deve-se usar apenas lubrificantes, como o Moura Brasil;
  • Conjuntivite bacteriana: Maxitrol, tobradex, vigamox, biamotil, zypred;
  • Conjuntivite alérgica: Octifen, patanol, ster, lacrima plus.

Suspenda o uso de lentes de contato até que os sintomas desapareçam; Não utilize colírios sem a prescrição médica, pois podem provocar complicações e agravar o quadro da conjuntivite; Não deixe de procurar um médico para entender qual é o tipo do contágio e como cuidar da conjuntivite corretamente.

A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira. O olho não fica tão vermelho e o pus é mais claro e menos abundante.

“Quem já pegou conjuntivite uma vez, pode pegar novamente?” Inara, de Almirante Tamandaré. Dra. Ana Paula Canto – Infelizmente, pode pegar, tanto a conjuntivite bacteriana quanta a viral, caso seja causada por um vírus diferente daquele que você já pegou.

A transmissão da conjuntivite se dá por meio do contato direto com o doente ou, indiretamente, pelo contato com objetos contaminados pelo agente infeccioso. O caminho é bastante simples. A secreção decorrente do processo inflamatório nos olhos serve de veículo para transmissão do micróbio.

Quem tem conjuntivite, seja ela viral, bacteriana ou alérgica, pode usar óculos, tanto de sol quanto de grau.

Embora o soro fisiológico seja um produto seguro e eficiente em muitas situações, como para limpar feridas e lavar as narinas, ele não é indicado para ser aplicado diretamente nos olhos. A composição do soro fisiológico possui uma alta concentração de sódio, o que pode irritar ainda mais os olhos e causar desconforto.

Assim como a higiene bucal ou do corpo, esse processo deve ser repetido diariamente e corretamente.

Apesar de não ser muito comum, a conjuntivite bacteriana pode ser mais perigosa. Sua transmissão se dá pelo contato com a bactéria. Seus sintomas são geralmente mais intensos, com secreções mais abundantes e amareladas. O tratamento deve ser feito com antibiótico, seja ele em forma de pomada ou colírio.

A água deve estar fria porque o frio ajuda a desinflamar, a desinchar os olhos. Além disso, seu oftalmologista indicará colírios para reduzir o vermelho e a inflamação. Não se deve usar colírios com antibiótico em conjuntivites virais porque não existem bactérias para matar e eles podem provocar alergia.