Quando respiro sinto uma dor na costela?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Dor na costela é um sintoma que geralmente está relacionado a pancadas na região do peito ou das costelas. No entanto, também pode ser sinal de problemas respiratórios e, em casos mais graves, pode até indicar câncer ou infarto.

Uma simples dor no peito ao respirar pode representar sintoma apenas da presença de gases; já casos de níveis elevados de estresse podem indicar ataque de pânico também sentido como dor no peito ao respirar. Outras doenças que afetam o pulmão, como asma e bronquite, também podem causar dor ao respirar, na crise.

Já quem sente dor no peito ao respirar, independentemente do lado, pode estar sofrendo de ataque de pânico, ansiedade ou estresse, lesões musculares ou câncer no pulmão. Dores no peito, associadas à queimação, podem ser indícios de gases e/ou problemas digestivos.

Pensando nisso, é essencial que você observe a intensidade e frequência da sua dor, para que assim possa buscar o auxílio médico ideal. Caso a dor seja muito intensa e/ou perdure por mais de 2 dias, fique em alerta e agende já uma consulta para avaliação do caso.

Veja todos os sintomas relacionados à condição:

  • Dor intensa e aguda no peito semelhante à de um ataque cardíaco.
  • Falta de ar.
  • Dor ao tossir.
  • Dor ao respirar fundo.
  • Sensibilidade da região do tórax ao toque.

As causas podem ser diversas, como problemas no baço, cólon, rins ou pâncreas. Confira as causas mais comuns: Intolerância à lactose: sintomas após ingestão de leite e derivados. Flatulência: maior produção de gases no intestino devido a fermentação da comida pelas bactérias intestinais.

Essa dor é diferente da dor muscular porque, ao contrário dela, que geralmente piora quando se aperta com a mão, dorme de mau jeito ou faz um movimento na coluna, aumenta com a pressão e expansão da pleura quando se respira fundo, espirra ou tosse.

Quando o indivíduo respira, essa musculatura dolorida é contraída, sendo bastante doloroso. Isso resulta em dor na região. Quando essa situação ocorre, o ideal é buscar o repouso e não forçar mais a musculatura da região. O relaxamento muscular também pode ocorrer utilizando compressas mornas.

A dor embaixo da costela direita e nas costas pode ser causada por problemas no fígado, vesícula biliar ou rim direito. Outras possíveis causas incluem lesões musculares, hérnia de disco e problemas na coluna vertebral.

Neurite Intercostal. A neurite intercostal é caracterizada como uma dor ao longo dos nervos intercostais, que se localizam entre as costelas. O sintoma mais comum é a dor no lado direito ou esquerdo do peito ao realizar movimentos com o corpo, como espirrar e tossir.

É o fígado este superórgão, que nos ajuda também a produzir rapidamente energia, quando dela necessitamos.

Excesso de gases
Embora o acúmulo de gases no organismo normalmente cause dor no abdômen, há casos que também podem gerar pontadas nas costelas e no peito. Os sintomas costumam ser sentidos após as refeições e melhoram pela liberação dos gases, que pode ser facilitada pelo uso de medicamentos, como simeticona.

O baço fica localizado no abdômen, próximo às costelas do lado esquerdo do corpo. Está próximo a órgãos como o estômago e o pulmão.

Quais os sintomas de problemas no pulmão?

  1. Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  2. Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  3. Sibilo ou chiado. ...
  4. Dor no peito. ...
  5. Tosse com sangue ou catarro. ...
  6. Cianose. ...
  7. Febre alta.

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

A causa pode ser o espasmo de algum músculo específico.
A dor lombar pode ter como causa o espasmo de algum músculo específico e o paciente pode ter dor ao “dobrar para frente”, tossir ou espirrar.

A pneumonia é uma infecção no pulmão, e essa infecção pode se manifestar como dor no meio das costas.

A ressonância magnética é o exame mais detalhado que pode ser feito para verificar a situação da articulação afetada.

A inflamação e a dor da neuralgia intercostal pioram quando você tosse, espirra ou movimenta seu tronco. Maneiras de melhorar desse problema são através da liberação do nervo, alongamentos e uso de medicações.

Dor no tórax, que se agrava ao tocar o tórax ou ao respirar,rir ou tossir; Dor que aumenta ao realizar movimento de torção no tronco; Hematomas no local; Dificuldade respiratória.

Tossir com muita força pode forçar os músculos e a cartilagem das costelas, provocando dor torácica, particularmente quando a pessoa inspira, movimenta-se ou tosse novamente. Tosses podem causar grande desconforto e prejudicar o sono.