Quando realizar a fricção com álcool?

Perguntado por: uvasques . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Quando as mãos não estiverem visivelmente sujas. Antes do contato com o paciente. Após o contato com o paciente. Após o contato com equipamentos e mobiliários do paciente.

O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.

Adesivo “Seus 5 momentos para a higiene das mãos

  • ANTES DE TOCAR O PACIENTE. QUANDO? ...
  • ANTES DE REALIZAR PROCEDIMENTO LIMPO/ASSÉPTICO. QUANDO? ...
  • APÓS RISCO DE EXPOSIÇÃO A FLUIDOS CORPORAIS. QUANDO? ...
  • APÓS TOCAR O PACIENTE. QUANDO? ...
  • APÓS TOCAR SUPERFÍCIES PRÓXIMAS AO PACIENTE.

A Fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica não realiza remoção de sujidades; O uso de luvas não altera nem substitui a higienização das mãos, seu uso por profissionais não deve ser adotado indiscriminadamente, devendo ser restrito à: proteção individual, nos casos de contato com sangue e fezes.

Tipos de higienização das mãos

  • Uso do álcool gel (concentração de 60 a 80%);
  • Lavagem simples com água e sabão;
  • Lavagem com antisséptico; e.
  • Lavagem cirúrgica.

2.1. Higiene simples das mãos: ato de higienizar as mãos com água e sabonete comum, sob a forma líquida. 2.2. Higiene antisséptica das mãos: ato de higienizar as mãos com água e sabonete associado a agente antisséptico.

Dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, pelos serviços de saúde do País, e dá outras providências.

A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.

A antissepsia é feita principalmente através do uso substâncias químicas, tais como fungicidas e microbicidas, as quais visam a eliminar ou diminuir a proliferação dos agentes invasores. Mas a eliminação das infecções também pode ocorrer por meio de esterilização.

Friccione o polegar esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se de movimento circular e vice-versa. Friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda, fazendo movimento circular e vice-versa. Agora, suas mãos estão seguras. Molhe as mãos com água.

1 – Higienização simples das mãos
Este método deve ter duração entre 40 a 60 segundos para que de fato sua eficácia seja atingida. Para isso, utilizamos apenas água corrente e sabão (líquido e/ou espuma) e realizamos a lavagem correta das mãos.

Para a eficácia o álcool gel deve possuir 70% de concentração. Para desinfetar as mãos corretamente, basta aplicar uma dose de aproximadamente 3 ml, no centro de uma das mãos. Depois, espalhar o produto até a sua secagem, em toda a superfície da pele, pegando os vãos dos dedos, dedos e os pulsos.

O álcool possui propriedades microbicidas reconhecidamente eficazes para eliminar os germes mais freqüentemente envolvidos nestas infecções, sendo imprescindível na realização de ações simples de prevenção como a anti-sepsia das mãos, a desinfecção do ambiente e de artigos médico-hospitalares.

O uso de álcool etílico a 70% como desinfetante
O álcool à 70% é classificado como desinfetante de nível intermediário e tem sido utilizado, nos serviços de saúde, na desinfecção de mobiliários e equipamentos, termômetros, estetoscópios, ampolas e frascos de medicamentos, fibra óptica de endoscópios, dentre outros.