Quando raspar o pelo nasce mais grosso?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

É comum ouvir que raspar os pelos faz com que nasçam mais grossos, mas nada altera sua velocidade de crescimento ou espessura, exceto causas hormonais. Sabe aquela velha história de que se rasparmos os pelos do corpo eles nascerão mais grossos? É mito.

Depilar com lâmina faz o pelo crescer mais espesso, rápido e escuro. A genética e os hormônios impactam a cor, a espessura e o crescimento do pelo, não a depilação. Uma lâmina corta os pelos na superfície da pele, que pode fazer com que o pelo cortado pareça mais espesso e escuro quando crescer.

Certos hormônios – especificamente andrógenos ou outros “hormônios masculinos” como a testosterona – podem fazer com que você desenvolva alguns pêlos mais grossos e escuros aqui e ali, caso eles desequilibrem. As mulheres também produzem esses hormônios, embora em níveis mais baixos que os homens.

A depilação com cera morna e demais métodos que eliminam o pelo pela raiz, quando repetidos muitas vezes, podem afinar o pelo ou provocar falha na região depilada, diminuindo o volume de pelos.

Mito. A retirada dos pelos por depilação não impede o seu crescimento. Isto só aconteceria se, durante a depilação, o bulbo piloso, que forma o pelo, fosse destruído.

Depilação com lâmina
Mas o método também tem seu lado negativo, e o principal é o fato de causar reações alérgicas na pele em muitas pessoas. Além disso, a lâmina elimina os pelos apenas de forma superficial, o que pode causar foliculite, além, claro dos resultados não terem longa duração.

Você pode inibir o crescimento dos pelos com métodos tradicionais como cera ou até se aventurar nas soluções caseiras, mas a verdade é que nenhum deles consegue brecar o ciclo de crescimento dos pelos. Apenas o laser ou a eletrólise.

A depilação definitiva é um método que atua sobre a raiz do pelo, eliminando-a e inibindo o seu crescimento. Existem 3 métodos de depilação definitiva: laser, luz pulsada intensa (IPL), depilação elétrica (eletrólise).

Raspar ou depilar área íntima pode resultar em pelos encravados, pele ferida, infecções e até abrir caminho para DSTs. Seja com lâmina, cera ou a laser, depilar os pelos pubianos é algo incômodo. Mesmo assim, o número de homens e mulheres aderindo à prática não para de crescer em todo o mundo.

Além do uso de tecidos sintéticos, o uso de lâminas pode causar o escurecimento da pele. Isso ocorre porque o aparelho machuca a cútis, provocando uma inflamação. A pele então reage, aumentando a produção de melanina na região e causando o escurecimento.

Em alguns casos, podem ocorrer traumas locais, como pequenos cortes, que favorecem o surgimento de infecções. “A pele lesada pós-depilação fica mais suscetível à invasão pelas bactérias presentes por ali mesmo. Depilação sempre é um método traumático para a pele – seja via lâmina, cera ou mesmo laser.

Aplique gel de depilação
Usar um gel de depilação é importante, especialmente em peles mais sensíveis como a virilha. O gel de depilação ajuda a deslizar a lâmina mais facilmente na pele, reduzindo as chances de queimaduras ou irritação na pele. Reaplique se sair durante a depilação.

Sim, você pode depilar os braços assim como depila a perna. Eu mesmo tenho uma amiga que faz isso e gosta muito do resultado. Como a cera arranca os pêlos pela raiz, eles não crescem grossos e corre até o risco de, com o tempo, os bulbos se enfraquecerem e a quantidade de pêlos diminuir.

A decisão de depilar determinada zona do corpo depende sempre da vontade e/ou necessidade de cada pessoa. Assim, depende apenas de si depilar toda a perna até à coxa consoante as suas necessidades e conforto.

Depilar com gilete é o jeito mais comum de remover pelos das pernas. Esse método pode não arrancar o fio pela raiz como depilação com cera, mas é relativamente fácil e indolor. Compre uma lâmina de qualidade da seção de higiene pessoal de um supermercado local.

O excesso de pelos pode ser causado por: Síndrome dos ovários policísticos. Síndrome de Cushing. Hiperplasia adrenal congênita.

A quantidade de pelos é hereditária, mas se eles surgem muito grossos e repentinamente, aí sim, podem ser causados por alterações hormonais. Ter muitos pelos no corpo costuma ser motivo de reclamação entre as mulheres. A diferença de pelos entre elas é uma característica própria da genética.

Existe uma idade ideal? Como as meninas, normalmente, entram na puberdade por entre os 10 e 12 anos, essa talvez seria a idade “ideal”, ou, no mínimo, a mais comum para que elas comecem a se depilar.

Mel e limão
Misture 1 colher de chá de suco de limão com 3 colheres de sopa de mel e aplique a solução na pele. Deixe agir por dez minutos e remova com uma toalhinha umedecida com água morna. Repita o procedimento de duas a três vezes por semana para diminuir o crescimento dos pelos na região.

Região das axilas e área íntima é mais propensa a alergias e foliculite. A depilação da axila e da região íntima exige uma atenção especial. As duas áreas possuem uma pele sensível e suscetível a irritações devido ao atrito com a lâmina.