Quando queima a junta do cabeçote tem que fazer retífica?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Quando queima a junta do cabeçote tem que fazer retífica? Depende da extensão do dano. Em caso de superaquecimento, se o carro for rapidamente desligado e rebocado para um oficina é provável que seja necessário apenas trocar a junta.

Quando falamos da junta do cabeçote queimada, há um processo de superaquecimento no motor aliado a perda de potencia. Problemas no próprio sistema de arrefecimento também podem gerar o aquecimento do motor.

O consumo de óleo pelo motor pode ser indicado pela fumaça azulada, porém se ela for branca e espessa também é sinal de retífica iminente. A fumaça branca e espessa pode indicar que o líquido de arrefecimento está sendo queimado nas câmaras de combustão.

É importante destacar que apesar de algo simples, existe todo um processo envolvido nessa troca e seu custo gira a partir de R$ 150,00. Agora é que vem o problema: se você demorar para perceber o superaquecimento ou demorar para corrigi-lo, a junta queimada pode gerar sérios danos ao cabeçote e ao motor.

Em termos de valor, uma junta de cabeçote de um carro popular pode ficar entre R$ 150 e R$ 400. A retífica de um modelo popular fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil.

O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

Talvez seja necessária a retífica só da parte de baixo do motor — camisas dos cilindros, pistões, bielas e virabrequim — ou talvez só da parte de cima — cabeçote, válvulas e guias. O normal é que a retífica seja feita depois dos 200 mil km rodados.

Junta do cabeçote danificada
Muitas vezes a junta de cabeçote encontra-se danificada por já ter ocorrido algum sobreaquecimento anteriormente, podendo causar um vazamento de água no motor, provocando também perda de óleo.

É simples, ao verificar o nível de óleo do seu veículo, quando puxar a vareta medidora, ao invés do óleo vir escuro, quase negro, se ele vier esbranquiçado, e o que é pior, com umas “bolinhas”, que devem ser da água, pode saber que isso é um problema, provavelmente tem água misturada no óleo do seu carro.

O preço médio de cabecote depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar cabecote por valores entre R$ 90,86 e R$ 170,77.

Segundo os especialistas no assunto, custa cerca de R$ 300 mil Reais para ter um negócio bem estruturado, com equipamentos de qualidade e assim iniciar as atividades. Para algo um pouco maior, cogite investir pelo menos R$ 500 mil Reais.

Custo médio para retificar o motor
Uma projeção ampla sobre o custo médio, que pode ser feita pesquisando na internet, retorna uma faixa de R$ 2 mil a R$ 7 mil reais.

A causa mais comum de danos severos ao cabeçote é quebra da correia dentada que aciona o comando de válvulas.

Em muitos casos, só a troca da junta do cabeçote queimada por uma nova já é suficiente para resolver o problema. Mas, em alguns casos mais graves pode ser necessário fazer a retífica do cabeçote. Nesses casos, tanto a junta quanto o cabeçote podem apresentar danos.

É preciso observar também o radiador do óelo ou trocador de calor do lubrificante. Quando há água no óleo do motor e óleo no sistema de arrefecimento nem sempre ocorre o comprometimento da junta de cabeçote. Às vezes, pode ser uma falha ou passagem no radiador de óleo ou trocador de calor do lubrificante.

É bom lembrar que alguns cabeçotes aceitam apenas uma plaina de superfície, enquanto outros suportam até três. Também existem outros serviços, como troca de sede de válvulas e guias de válvulas, bem como retífica do alojamento do comando de válvulas.