Quando que a tireoide pode virar câncer?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) entre as causas mais recorrentes do câncer de tireoide estão: Ter sido submetido à radioterapia do pescoço, mesmo em baixas doses; Histórico de câncer da tireoide na família; Gênero e idade (mais prevalente em mulheres entre os 40 a 50 anos);

O câncer de tireoide pode provocar qualquer um dos seguintes sinais ou sintomas: Nódulo, caroço ou inchaço no pescoço, às vezes crescendo rapidamente. Inchaço no pescoço. Dor na parte anterior do pescoço, às vezes, irradiando para a região dos ouvidos.

Em 72% dos nódulos malignos, havia pelo menos 3 das 5 características indicativas de malignidade: hipoecogenicidade, conteúdo sólido, halo ausente, margem irregular e microcalcificações.

Os sinais e sintomas de câncer de tireoide podem incluir caroços ou inchaço no pescoço, rouquidão, tosse constante, dificuldade para engolir, entre outras manifestações.

O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

Em suspeita ou confirmação de malignidade (câncer); Quando o nódulo tem mais de quatro centímetros; Quando o nódulo provoca sintomas, geralmente devido ao tamanho, como dificuldade de engolir e dificuldade de respirar – que são chamados de sintomas compressivos.

Quando o nódulo na tireoide é identificado como benigno, a cirurgia será necessária apenas se o seu tamanho for muito grande e causar complicações, como dificuldade em respirar, falar ou comer. Já para tumores malignos, a cirurgia será necessária para a sua retirada.

Grau IV (score 6): padrão citológico maligno: Carcinoma Papilífero: grande quantidade de células em blocos sólidos ou em arranjo papilífero. Os núcleos apresentam anisocariose, cromatina irregularmente distribuída, nucléolos proeminentes, presença de dobras da membrana nuclear e inclusão citoplasmática intra-nuclear.

ressonância magnética da tireoide, para determinar o tamanho e a localização do(s) tumor(es),bem como averiguar se houve metástases; PET scan (tomografia por emissão de pósitrons),para verificar se o tumor se espalhou para os linfonodos ou outras estruturas (próximas ou à distância);

O nódulo na tireoide é perigoso quando o nódulo é maligno. Porém, o nódulo maligno assim como o benigno tem tratamento. Vale ressaltar que toda questão de saúde não deve ser encarada como um perigo, mas caso dê atenção médica.

A punção da tireoide é um exame indicado para casos em que a pessoa apresenta nódulos maiores que 1 cm. Entretanto, nem todos os nódulos com essa medida precisam ser puncionados. Conforme o grau de suspeita, o tamanho do nódulo a ser puncionado pode variar, chegando até 2,5 cm.

De forma geral, porém, o câncer de tireoide possui uma evolução lenta e chances de cura que chegam perto de 100% quando detectado em seu estágio inicial.

Quando a sua tireoide apresenta um bócio, ela cresce de tal forma que muitas só de se olhar no espelho já se vê no pescoço que a glândula aumentou. A indicação clássica de cirurgia é para nódulos benignos maiores de 4,0cm.