Quando que a imagem é real?

Perguntado por: eresende7 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Quando a imagem formada por um espelho é invertida em relação ao seu objeto, essa imagem é chamada de imagem real.

Côncavos – espelhos esféricos côncavos são aqueles cuja superfície interna é reflexiva. De acordo com a posição do objeto a imagem pode ser maior, menor, real ou virtual. Este é o único espelho que gera imagens reais quando o objeto está situado a uma distância maior que a distância focal.

A imagem formada é real, invertida e maior que o objeto.

Imagens reais podem ser geradas a partir de espelhos côncavos em certas distâncias específicas para cada espelho - a partir do foco. Estas imagens geralmente aparecem invertidas. Nos espelhos, imagens virtuais são formadas por espelhos planos e por espelhos convexos.

Objeto real: A luz do objeto incide sobre o sistema ótico de forma divergente. Esta é a situaç˜ao usual, e.g. um objeto em frente a um espelho. – Objeto virtual: A luz incide sobre o sistema ótico de forma convergente. O objeto se localiza no ponto onde os raios convergiriam se n˜ao existisse o sistema ótico.

O reflexo das imagens na água acontece por causa da luz que se propaga pelo ar. Esse fenômeno acontece em lagos, rios e até mesmo poças e reflete qualquer imagem, objeto ou cenário que esteja ao seu redor.

Repare na armação e nas lentes
As armações de óculos originais têm acabamento perfeito, detalhes diferenciados e cores atrativas; já as falsas são grosseiras e contêm rebarbas. Por isso, muitas vezes, o acessório pirata causa desconforto quando o experimentamos.

As lentes dos óculos originais novos são límpidas, transparentes (no caso dos de grau), sem arranhões e não distorcem as imagens que chegam aos olhos.

Em qualquer um dos casos, o fenômeno é o mesmo – o espelho possui a propriedade de refletir a luz. Portanto, quando você está em frente a um espelho, a luz que você reflete atinge o espelho e retorna até você, fazendo exatamente o mesmo caminho, mas no sentido inverso.

Quando nos olhamos num espelho, conseguimos ver uma imagem do nosso corpo porque os raios de luz que são refletidos (reflexão difusa) por nosso corpo chegam até a superfície do espelho, sofrem reflexão regular e chegam aos nossos olhos.

Quanto à natureza, a imagem pode ser: imagem real, aquela formada pelo encontro real dos raios refletidos; imagem virtual, aquela gerada pelo encontro do prolongamento dos raios refletidos; imagem imprópria, quando os raios refletidos não se cruzam (não há imagem).

Formação da imagem no olho humano
A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, essa imagem é enviada ao cérebro pelo nervo óptico.

A imagem pode ser tanto real como virtual. A real é formada pelos próprios raios refletidos e pode ser projetada em um plano, e a virtual, pelo prolongamento deles 'atrás' do espelho/lente e não pode ser projetada.

Dessa maneira, se o objeto está localizado sobre o centro de curvatura, a imagem formada será real, invertida e igual ao objeto; se ele encontra-se além do centro de curvatura, sua imagem será real, invertida e menor; se o objeto está entre o centro de curvatura e o foco, sua imagem será real, invertida e maior do que ...

A reflexão da luz ocorre quando um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao meio de origem. Esse fenômeno pode ser classificado como regular ou difuso. A reflexão da luz é um fenômeno óptico em que um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao seu meio de origem.

O virtual não se opõe ao real, mas sim ao atual” . Virtual vem do virtus latim , que significa força, potencial, o que pode vir a ser. O virtual é uma extensão natural do real, e é basicamente uma transformação daquilo que é atual em algo potencial.

Uma imagem invertida é uma imagem estática ou em movimento gerada pela inversão de espelho de um original em um eixo horizontal (uma imagem em flop é espelhada no eixo vertical).

Imagem Virtual: é a imagem formada em um ponto onde ocorre o cruzamento dos prolongamentos dos raios refletidos; Imagem Imprópria: raios refletidos saem paralelos e nunca se encontram.