Quando procurar um pneumologista Pediatrico?

Perguntado por: ppilar . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

As crianças devem ser encaminhadas ao pneumologista quando apresentam sintomas como tosse persistente, chiado no peito ou sibilância (assobio agudo ao respirar), falta de ar constante e eventos de cianose (pele azulada, indicando a circulação de sangue com baixa oxigenação).

Pediatra pneumologista é o profissional indicado para tratar doenças respiratórias em crianças. A Pediatria tem diversas subespecialidades.

Esta primeira parte da consulta serve para que o médico entenda a quais riscos seu paciente está exposto e como evitar danos. Além disso, o médico vai realizar um exame clínico no consultório e pode pedir outros exames para ver se está tudo certo.

O exame de espirometria costuma ser realizado em clínicas médicas, normalmente no próprio consultório do médico pneumologista. Por ser um dos exames exigidos na medicina do trabalho, para algumas profissões, também pode ser realizado em clínicas de saúde ocupacional.

Espirometria (Teste de função pulmonar)
Exame em que avalia os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão.

Alergista ou Alergologista
Existem alguns problemas respiratórios que também podem ser causados por alergias, rinite e asma, por exemplo.

Quanto custa uma consulta com o pneumologista? Conheça nossos parceiros e marque uma consulta em uma de suas unidades por a partir de R$ 35 com o Cartão de TODOS!

O pneumologista lida com as condições que têm a ver com as vias aéreas inferiores (brônquios, bronquíolos, alvéolos, pulmões), enquanto o alergista é especializado nessas condições quando o sistema imunológico está envolvido, em especial as chamadas reações de hipersensibilidade mediada por imunoglobulinas.

Como é realizado o exame? O técnico em espirometria ou o seu médico pneumologista irá mostrar como soprar no espirômetro. Durante o exame é necessário utilizar um tubete descartável na boca e um clipe macio sobre o nariz para evitar que o ar vaze pelas narinas.

Quando a tosse infantil é preocupante? A tosse em criança se torna algo alarmante quando: É persistente (ou seja, não apresenta sinais de melhora em alguns dias); É intermitente (vai e volta com uma certa frequência pelo período de algumas semanas ou meses);

Inalação, umidificador, mel…
Existem outras estratégias popularmente adotadas para tentar aliviar a tosse de resfriado em crianças, como inalação com soro fisiológico, uso de umidificador no quarto ou uma colherada de mel antes de dormir.

Tanto na forma aguda quanto na crônica, a tosse é o principal sintoma da bronquite. Na bronquite aguda, ela pode ser seca ou produtiva. Na crônica, é sempre produtiva e a expectoração clara no início, pode tornar-se amarelada e espessa com a evolução da enfermidade.

Quais os sintomas de problemas no pulmão?

  1. Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  2. Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  3. Sibilo ou chiado. ...
  4. Dor no peito. ...
  5. Tosse com sangue ou catarro. ...
  6. Cianose. ...
  7. Febre alta.

Se você continua com esse sintoma e não está melhorando, não deixe para depois. Se a tosse não passa, você deve procurar um médico pneumologista o quanto antes.

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa.

Com um hemograma completo é possível verificar se o sistema imunológico está lutando contra uma infecção. Já com uma cultura de sangue, é possível identificar o germe que está causando a pneumonia e também mostrar se uma infecção bacteriana se espalhou para o seu sangue.

Como é realizado o exame de espirometria? As condições pulmonares são avaliadas a partir do sopro do paciente. Para isso, é necessário encher o pulmão de ar ao máximo e soprar bem forte em um tubo de papelão descartável. Esse tubo liga a boca do paciente a um aparelho chamado espirômetro.

A espirometria, também conhecida como exame de sopro, serve para diagnosticar distúrbios ventilatórios. O teste mensura a capacidade dos pulmões por meio da avaliação da quantidade de ar que pode ser retida, bem como do volume e velocidade que o paciente consegue soprá-lo.