Quando posso usar o qual?

Perguntado por: iamorim7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Com verbos transitivos diretos, que não pedem preposição, deverá ser usado o pronome relativo o qual. Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais.

Uso do pronome relativo ONDE
O pronome relativo onde é utilizado para indicar um lugar, podendo ser substituído por: em que, no qual, na qual, nos quais e nas quais.

A expressão “ Já o pronome qual pode ter muitas funções (introduzir perguntas, por exemplo), mas quando ele substitui o substantivo ou faz menção a ele, sempre vem precedido por preposição - é o caso de pelo qual e do qual - ou por artigo - o qual.

As duas variações são corretas segundo a gramática normativa? Sim. "Qual", neste contexto (tempo presente), é um pronome interrogativo que transmite a ideia de seleção. Portanto, o verbo "ser" pode ser omitido sem prejuízo semântico na frase.

Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto.

Significado de Quais
pronome, plural Refere-se às pessoas ou coisas dentre outras: quais são seus filmes favoritos? Relacionado à qualidade ou propriedade de algo que se menciona ou sobre alguém de quem se fala: quais são seus pontos de vista?

São eles: que, quem, onde, o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas; Pronomes indefinidos: são aqueles que se referem de modo indeterminado, vago, à terceira pessoa gramatical.

Quando usar por que: para perguntas
"Por que" separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas. Assim, utilizamos o "por que" em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual".

Pronome relativo
Por ser substituído por “pelo qual”, “por qual”, “pela qual”, “pelas quais”. Exemplos com “por que”: – As dificuldades por que passei não lhe interessam. – A razão por que faltei ao trabalho são íntimas.

O pronome “qual” tem de ser usado com artigo (o qual, a qual, os quais, as quais) e é pronome substitutivo de “quem” e “que. O artigo anterior ao pronome concorda com o elemento antecedente. Se houver preposição e ela tiver duas ou mais sílabas, ou se for a preposição “sem”, usa-se apenas “qual”, e não “quem” ou “que”.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.

Crase Diante de Pronomes Relativos:
A crase ocorrerá apenas quando for utilizado o pronome "a qual"/ "as quais" e o verbo exigir a preposição "a" em sua regência, vejamos: Exemplo: As roupas às quais me refiro estão na varanda.

No plural da palavra qualquer apenas “qual” sofre flexão, passando para “quais”. A marca de plural fica no meio da palavra, porque “quer” permanece invariável.

Existem pronomes relativos variáveis e invariáveis: Pronomes relativos variáveis: o qual, os quais, a qual, as quais, cujo(s), cuja(s), quanto(s), quantas; Pronomes relativos invariáveis: que, quem, quando, como, onde.

Essa palavra é composta ("qual" + "quer") e seu plural, "quaisquer", leva em conta exatamente seu processo de formação: o plural de "qual" é "quais"; "quer" é verbo e não tem plural.

Agora confira cada tipo, são 7, e seus exemplos nas tabelas didáticas.

  • Pronomes Pessoais. ...
  • Pronomes possessivos. ...
  • Pronomes demonstrativos. ...
  • Pronomes interrogativos. ...
  • Pronomes relativos. ...
  • Pronomes Indefinidos. ...
  • Pronome ou partícula expletiva ou de realce.

A ideia é explicitar o gênero de preferência, por exemplo: Ela, dela para referir-se ao feminino; Ele, dele para o masculino; Elu, delu para neutro.