Quando posso dar remédio de verme para meu filho?

Perguntado por: osalgado7 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

“O uso de vermífugos de forma preventiva ou periódica não está indicado, sendo reservado apenas para crianças que apresentem evidências clínicas [sinais ou sintomas] ou laboratoriais de contaminação”, explica a pediatra.

Como se descobre que uma criança tem verme? A forma mais comum de se descobrir a presença de vermes ou parasitas no intestino humano é na observação das fezes. Na maioria das vezes, eles são visíveis a olho nu. Entretanto, em alguns casos, exames microscópicos podem identificar os ovos nas amostras fecais.

Na lua cheia é o período de copular e desovar, que é quando eles saem de onde estão alojados, por esta razão o procedimento de desparasitação deve ser entre a lua nova e a lua cheia, para evitar essa proliferação e acabar com eles.

Febre, tosse, anemia, perda de peso, falta de ar, falta de apetite e coceira no ânus também estão entre os principais sintomas das parasitoses intestinais.

Diagnóstico de verminose
O exame de fezes é fundamental para identificar o tipo de verme causador da doença. Às vezes, pode ser necessário realizar um exame de sangue para avaliar a extensão da verminose.

O grande perigo da verminose é deixar o indivíduo com falta de vitaminas, o que pode causar anemia e desnutrição”, justifica Kelly. Alguns tipos de verminoses são mais perigosas que outras.

– Nemátoda ou nematoides: são chamados comumente como vermes cilíndricos, também conhecidos como oxiúros (muito pequenos, brancos, que produzem coceira anal). Do mesmo modo pertencem a este grupo as Ascaris lumbricoides (produzem dor abdominal e falta de apetite).

Saiba quais são os sintomas de vermes
diarreia; perda de peso; náuseas e vômitos; dor na região abdominal.

Assim como o Strongyloides stercoralis; Evite consumir alimentos crus, como peixes e ostras.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

Alguns estudos já associaram o desequilíbrio da microbiota a problemas intestinais, obesidade, depressão e até doenças como o câncer. Portanto, o vermífugo é um remédio que deve ser tomado apenas com prescrição médica.

Ao tomar o remédio sem ter, de fato, algo a ser combatido, a pessoa corre o risco de se expor sem necessidade aos efeitos colaterais desta forte medicação, que pode causar desconforto gástrico, enjoo, tontura, sonolência, entre outros problemas.

Em áreas com prevalência superior a 50% dessas doenças causadas por helmintos – ou seja, por vermes – é recomendado o tratamento até duas vezes ao ano.

O exame parasitológico de fezes é muito importante para o combate correto aos parasitas que infestam o intestino. Isso contribui para a sua saúde e qualidade de vida.

Diagnóstico e tratamento
“O exame parasitológico deve ser em três amostras de fezes coletadas em dias diferentes, preferencialmente dias alternados ou numa sequência de três dias.