Quando possivelmente surgiu a dança urbana?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

As danças urbanas surgiram nos Estados Unidos por volta da década de 1970 nos subúrbios de Nova York e Chicago, onde era uma forma de expressão corporal e de diversão para as comunidades periféricas de cada região.

As danças urbanas são danças que passaram a fazer parte da cultura do hip hop, englobando inclusive manifestações que vieram antes da consolidação da cultura só nos anos 80'. Os movimentos iniciais contavam com eventos nas ruas que tinham a música, o grafite e o breaking como característica principal.

As danças urbanas chegaram ao Brasil em 1980, acompanhadas por uma cultura midiática transmitidas pela plataforma televisiva por meio de filmes, comerciais e videoclipes, o que influenciou no modo das pessoas se vestirem, se expressarem e se comunicarem.

DJ Kool Herc

A Dança de Rua não surgiu isolada, ela passou a existir juntamente com outros elementos da cultura hip hop, o rap, o MC e o graffiti. Podemos identificar alguns de seus precursores, como o DJ Afrika Bambaataa, o DJ Kool Herc, e os cantores James Brown e Michael Jackson.

O surgimento das Danças Urbanas, grosso modo, deu-se pela crise econômica dos Estados Unidos, na década de 1920, quando músicos e bailarinos de cabaré acharam na rua uma forma de ganhar dinheiro, fazendo seus shows.

O termo Danças Urbanas é usado para descrever danças que surgiram em contextos urbanos. Um aglomerado de vários estilos de dança como: Locking, Wacking, Vogue, Popping, Waving, Scare Crow, Animation, Boogalooing, Hip Hop, Freestyle, House Dance etc.

As danças urbanas são caracterizadas por um conjunto de vários estilos de dança que surgiram nos guetos e centros urbanos. É uma forma de expressão corporal que desenvolve a coordenação motora, ritmo, capacidade cognitiva, consciência corporal, sentimentos e emoções.

1. Breakdance ou breaking. O breaking é um dos estilos mais lembrados da cultura hip hop. Se caracteriza por muitos saltos, giros, movimentos de chão, piruetas e torções.

Os Estilos de Dança das Danças Urbanas
Ele engloba quatro elementos: O Breaking, Grafite, Dj e Mc.

A modalidade Dança de Rua surgiu, no Brasil, no Festival de Dança de Joinville em meados dos anos 90, permanecendo até hoje no cenário artístico. ...

É importante que percebam que as Danças urbanas possuem as seguintes características: movimentos fortes, sincronizados harmoniosos, rápidos, ora simétricos, ora assimétricos, fazendo uso das pernas, cabeça e ombros, coreografados, com músicas que possuem uma “batida forte”.

As danças urbanas têm como finalidade proporcionar aos seus adeptos uma forma de autoafirmação perante a sociedade, demonstrando um movimento de resistência marcado pelo empoderamento da cultura negra e urbana.

O termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, conhecidos como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões.

É difícil para Nelson Triunfo lembrar de algum momento de sua vida sem a dança. "Ainda era molequinho e já tinha muito destaque nas escolas, naquelas coisas do 'iê iê iê' da Jovem Guarda, do frevo, do maracatu", diz o pernambucano que, aos 65 anos, é celebrado como pioneiro da dança de rua no Brasil.

Popping, waacking, locking, vogue, animation, dancehall, stiletto.

5 melhores dançarinos brasileiros de todos os tempos

  1. Carlinhos de Jesus. Carlinhos de Jesus, o “Fred Astaire brasileiro”, é um arraso na Dança de Salão e já se apresentou até no Rock in Rio. ...
  2. Ismael Ivo. ...
  3. Klauss Vianna. ...
  4. Ivaldo Bertazzo. ...
  5. Thiago Soares.

A Dança de Rua surgiu através dos negros das metrópoles Norte Americanas. As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.