Quando podemos ver a Lua?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 1 de março de 2023
4.9 / 5 13 votos

Primeiramente, é importante esclarecer uma questão: a lua está sempre presente no céu, tanto durante o dia quanto durante a noite. O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol.

Lua Crescente
A lua de hoje está 95,02% visível e está crescendo. Faltam 2 dias para a fase Lua Cheia.

Nós conseguimos enxergar a Lua porque o a luz do Sol bate nela e depois vem para os nossos olhos. Como a Lua se movimenta em relação a Terra nem sempre nós não enxergamos toda superfície iluminada. Assim como a Terra a Lua pode ser considerada como redonda e o Sol ilumina sempre metade da sua superfície.

Primeiramente, é importante esclarecer uma questão: a lua está sempre presente no céu, tanto durante o dia quanto durante a noite. O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol.

Para não ficar dúvida, durante o quarto crescente e o quarto minguante, vemos metade da face iluminada da Lua. No início do ciclo, que é a Lua nova, não podemos ver a Lua porque não há nem um pedacinho de seu lado iluminado apontado para a Terra.

A Lua está a oeste do Sol, que ilumina seu lado leste, nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia.

A Lua está aproximadamente 90° a oeste do Sol, e tem a forma de um semi-círculo com a convexidade apontando para o leste. A Lua nasce aproximadamente à meia-noite e se põe aproximadamente ao meio-dia.

Como a Lua possui os movimentos de rotação e translação sincronizados nós sempre vemos a mesma face dela voltada para nós e só quando esta face está iluminada pelo Sol é que conseguimos vê-la. As fases da Lua ocorrem porque ela não possui luz própria. Nós só a vemos quando ela é iluminada pelo Sol e reflete a luz dele.

O primeiro acontecerá no dia 16 de maio, quando a lua se alinhar diretamente entre o sol e lua, deixando o satélite natural completamente vermelho. O próximo irá acontecer no dia 08 de novembro, duas semanas após o eclipse solar no dia 25 de outubro. Já a primeira Superlua cairá em 13 e 14 de julho.

O eclipse solar de 20 de abril de 2023 foi um eclipse solar híbrido. A totalidade deste eclipse foi visível na Austrália Ocidental, partes orientais do Timor-Leste, bem como na Ilha Damar e partes da província de Papua na Indonésia.

Cortar o cabelo na lua nova
A Lua Nova traz fios novos e fortalece. É uma ótima fase para cortes de cabelos depois que houve queda”, afirma a astróloga. Essa fase representa um período novos começos, fértil de ideias e novidades e também é um positiva para quem sofre por ter pouco cabelo naturalmente.

Energia humana. Para astrólogos e numerólogos, a Lua tem muita energia, por essa razão exerce grande influência em nossas vidas. Como a Lua tem poder sobre as marés, interferindo em grandes volumes de água, ela também influenciaria as águas do nosso corpo..

Diz uma lenda que o Sol e a Lua sempre foram apaixonados um pelo outro, mas nunca podiam ficar juntos, pois a Lua só nascia após o por do Sol. Sendo assim , Deus na sua bondade infinita criou o eclipse como prova que não existe no mundo um amor impossível...

A órbita da Lua não é perfeitamente circular – é mais como uma forma oval, chamada de elipse – então a Lua se aproxima e se afasta ao longo de um mês.

O “sumiço” da Lua é algo comum durante a fase da Lua Nova. Nesse período, explica o cientista, é que devemos mirar os telescópios para o céu com o intuito de observar melhor outros corpos celestes.