Quando podemos dizer que é um objeto está eletrizado?

Perguntado por: aaparicio2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Um corpo fica eletrizado com carga negativa quando ele ganha elétrons. Um corpo fica eletrizado com carga positiva quando ele perde elétrons.

De mesmo modo, um corpo está eletrizado positivamente quando possuem mais prótons do que elétrons (excesso de cargas positivas), enquanto que ele está negativamente carregado se possuir mais elétrons do que prótons (excesso de cargas negativas).

Um corpo é considerado eletricamente carregado, ou eletrizado, quando possui excesso de prótons ou elétrons.

Um corpo não eletrizado significa que a quantidade de carga é nula: Q = 0. Isso acontece quando o número de prótons for igual ao número de elétrons.

A eletricidade de um corpo que obteve um processo de eletrização é denominada como "carga", que é um tipo de energia elétrica, por obrigatoriedade.

Existem três tipos de eletrização: por atrito, contato e indução. Eletrização por atrito: Ocorre quando atritamos (ou esfregar) dois corpos, inicialmente neutros, e haverá transferência de elétrons de um corpo para o outro.

O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução.

Eletrizado positivamente – quando a quantidade de prótons for maior do que a de elétrons, esse corpo terá carga elétrica positiva, já que as partículas positivas estão em maior número.

Se um corpo perde elétrons, ele fica com mais cargas positivas do que negativas. Diz-se que ele está eletrizado positivamente. Em contrapartida, se um corpo ganha elétrons, ele fica com mais cargas negativas do que positivas.

Por exemplo: Suponhamos que dois corpos A e B, isolados de qualquer influência externa, possuam inicialmente as cargas QA e QB, respectivamente. Se eles forem colocados em contato, haverá uma troca de cargas elétricas entre eles, de modo que, após algum tempo, as cargas respectivas serão e .

Resposta. Se aproximarmos um corpo eletrizado de um corpo neutro, produz-se uma movimentação de cargas dentro do corpo neutro.

Resposta: olá, um objeto é considerado eletricamente neutro quando o número de cargas positivas forem igual ao número de cargas negativas. para deixar um objeto neutro eletrizado positivamente basta retirar elétrons do mesmo, logo, ele ficará com mais cargas positivas, portanto, eletrizado positivamente.

A eletrização por indução pode ocorrer também através de um aterramento. Em A, temos uma esfera condutora neutra. Em B, aproximamos um bastão negativamente carregado que, assim como no exemplo anterior, polariza a esfera, ou seja, causa uma separação de cargas dentro dela.

Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa. Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.

Em condições de equilíbrio, qualquer material é eletricamente neutro, contendo igual número de prótons e elétrons. Um material é eletricamente positivo quando tem excesso de prótons, ou falta de elétrons.

Podemos perceber a eletricidade através do funcionamento dos aparelhos elétricos e eletrônicos, no transporte coletivo como o metrô, em aparelhos como rádio e televisão, chuveiros, computadores, telefones, dentre vários outros.

O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando a quantidade de elétrons gera cargas positivas ou negativas em relação à carga elétrica dos núcleos dos átomos. Quando existe um excesso de elétrons em relação aos prótons, diz-se que o corpo está carregado negativamente.

Durante a eletrização por atrito, um dos corpos perde elétrons e o outro ganha elétrons. Dessa forma, ao final do processo, os dois corpos estarão com cargas de módulo igual, mas de sinais opostos.

Os processos de eletrização são métodos onde um corpo deixa de ser eletricamente neutro e passa a estar carregado positivamente ou negativamente. Os corpos são formados por átomos e estes são constituídos por elétrons, prótons e nêutrons, que são as principais partículas elementares.

Os processos de eletrização são fenômenos em que um corpo neutro perde ou recebe elétrons e torna-se eletrizado. Existem três tipos de eletrização: por atrito, por contato e por indução.

A eletrização por atrito está bastante presente no nosso cotidiano. Vejamos alguns exemplos: Quando passamos o pente nos cabelos, pode ocorrer eletrização. A insistência no atrito do pente, quando houver eletrização, fará os fios de cabelo se repelirem e, dessa forma, o cabelo ficará armado.