Quando pode ser causada uma corrente de sobrecarga?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

A sobrecarga elétrica é decorrente do excesso de carga ligada em determinado circuito e/ou tomada. Em outras palavras, ao conectar diferentes equipamentos no mesmo ponto, a corrente elétrica passa a ser maior do que aquela suportada pelos fios e cabos.

Como detectar a sobrecarga
A sobrecarga ocorre quando se trabalha em excesso ou por demasiado tempo. Se sentir que está excedendo a sua capacidade no trabalho, seja física, mental ou emocionalmente, é provável que você esteja sofrendo uma sobrecarga.

Mas e como esse circuito será sobrecarregado? Quando a corrente elétrica que passa pela tomada e chega ao aparelho é maior do que ele está preparado para suportar, esse excesso será transformado em calor e irá derreter o fio elétrico. Assim, essa descarga elétrica pode danificar o circuito.

Significado de Sobrecarga
substantivo feminino Carga excessiva; aquilo que se acrescenta à carga normal. [Figurado] Excesso: sobrecarga de trabalho.

A primeira fase deste fenômeno, a que recompõe as energias perdidas, chama-se período de restauração. A segunda fase é chamada de período de restauração ampliada, após o qual o organismo possuirá uma maior fonte de energia para novos estímulos.

A sobretensão pode existir por diversas razões, como: Descargas atmosféricas: esta é a causa que tem maior potencial de destruição. As descargas provocam sobretensão transiente que pode alastrar a longas distâncias. Pode provocar falha total ou até mesmo a destruição da instalação completa.

Os elétrons livres são estimulados a mover-se pelo condutor, o que gera a corrente elétrica por causa de uma diferença de potencial elétrico (ddp ou tensão elétrica) estabelecida entre as pontas do condutor. A ddp é estabelecida no condutor a partir de um campo elétrico que atravessa o material.

O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração.

Como o próprio nome já diz, é o excesso de carga em um determinado circuito. Todo equipamento é dimensionado e construído para operar em uma determinada faixa de trabalho ou carga nominal, mas quando esse limite é ultrapassado, temos então uma sobrecarga no sistema.

O que fazer: desligue imediatamente os aparelhos e chame um eletricista para avaliar se há a necessidade de fazer alguma manutenção na fiação.

Em casos de contingências onde todas as medidas foram tomadas e não se consegue, por exemplo, sanar uma sobrecarga em um equipamento após a contingência de outro, as proteções de sobre-corrente atuarão, fazendo com que o equipamento em sobrecarga seja desligado.

A corrente nominal é a máxima corrente permissível para um dado equipamento continuamente. A sobrecarga frequente em equipamentos acelera a deterioração da isolação, causando curtos-circuitos. possível, de modo a deixar o menor número possível de consumidores sem energia elétrica.

A corrente de curto-circuito se refere à quantidade de eletricidade que flui quando uma carga externa, como um transformador, causa um curto na saída da fonte de alimentação para o fio terra.

A sobrecarga explora os mecanismos do corpo que trazem as mudanças desejadas que andam de mãos dadas com a especificidade. O aumento da resistência requer o levantamento de cargas progressivamente mais pesadas e praticar o esporte em questão de forma mais intensa.

O Princípio da Sobrecarga
De acordo com Dantas: “Imediatamente após a aplicação de uma carga de trabalho, há uma recuperação do organismo, visando restabelecer a homeostase” (DANTAS, 1995, p. 43).

duração do exercício (contagem de minutos); 2. intensidade; 3. frequência semanal de treinamento (número de vezes); 4. tipo (modalidade de treinamento a ser realizada).

Tipos de sobretensões podem ser gerados:
Sobretensão por aumento do potencial da terra; • Sobretensões por condução; • Sobretensões induzidas.

A queda de tensão geralmente está associada ao mau dimensionamento dos condutores elétricos. Mesmo com as excelentes características de condução de eletricidade do cobre, deve-se considerar que os cabos possuem resistência elétrica, isto é, ocorrerão pequenas perdas de tensão no condutor.

SOBRETENSÃO: É a tensão que supera 10% da tensão máxima permitida pela rede. Dura cerca de 3 ciclos de onda senoidal e a própria concessionária é a causadora deste distúrbio.

A passagem da corrente elétrica por um condutor pode provocar diferentes efeitos, que variam de acordo com a natureza do condutor e a intensidade da corrente elétrica que o percorre. Os principais efeitos são: efeito térmico, efeito químico, efeito magnético e efeito fisiológico.