Quando pode ocorrer uma intervenção militar no Brasil?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 5 votos

Uma intervenção militar só pode ocorrer de forma legal quando há concordância de sua necessidade pelos poderes constituídos. Intervenção militar é uma ação realizada por forças militares, seja no interior do próprio país, seja contra outro território.

A intervenção federal é um estado de exceção que pode ser acionado pelo Governo Federal em circunstâncias excepcionais. Esse mecanismo está previsto na Constituição Federal, sendo abordado no artigo 34 da Carta Magna.

A justificativa para a intervenção foi o comprometimento da ordem pública no estado devido aos índices de criminalidade. Já a intervenção militar é uma reação das Forças Armadas no interior do próprio país ou contra um outro território, derrubando a autoridade instituída e tomando o controle.

O golpe de Estado no Brasil em 1964 foi a deposição do presidente brasileiro João Goulart por um golpe militar de 31 de março a 1.º de abril de 1964, pondo fim à Quarta República (1946–1964) e iniciando a ditadura militar brasileira (1964–1985).

Além disso, a decretação de intervenção federal é de competência privativa do presidente da República (artigo 84, X, da Constituição). Porém, no prazo de 24 horas, o Congresso Nacional deve autorizar a intervenção, apreciando se o decreto observa todos os requisitos e preceitos constitucionais.

Esse mecanismo determina a suspensão temporária da autonomia de algum ente da federação. A intervenção federal necessita de aprovação do Congresso Nacional em até 24 horas após o seu decreto pelo presidente. Outros estados de exceção presentes na Constituição são o estado de defesa e o estado de sítio.

A Intervenção Federal afasta autoridades estaduais de seus cargos, devendo elas, após o período interventivo, voltarem as suas funções, salvo nos casos de impedimento (art. 36, § 4º da CF/88).

Neste último caso, trata-se de uma ação por uso da força para reduzir ou dissolver funções de poderes civis – Executivo, Legislativo e Judiciário. “A intervenção militar faz parte do imaginário brasileiro assim como o saci-pererê.

Numa intervention, os amigos identificam o problema e se disponibilizam a ajudar no que for preciso.

  • Intervenção federal. ...
  • Intervenção de terceiros. ...
  • Intervenção artística ou urbana.

O Golpe Militar de 1964 foi responsável por destituir João Goulart do poder e por dar início a um período que durou 21 anos: a Ditadura Militar. O Golpe de 1964, também conhecido como Golpe Civil-Militar de 1964, foi realizado pelas Forças Armadas do Brasil contra o então presidente João Goulart.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou a reclusão e o silêncio após as eleições. Há um fator médico que justifica essa decisão: ele está com uma infecção na perna, segundo relatou o vice-presidente Hamilton Mourão.

Fazendo uso do poder bélico e da força militar para chegar ao poder, esses regimes estiveram presentes em várias partes dos continentes do mundo. Países como a Arábia Saudita, a Coreia do Norte e o Zimbábue vivem, ainda hoje, sob o poder de regimes militares.

INTERVENÇÃO POLICIAL: UMA ANÁLISE DA COMPLEXIDADE ENVOLVIDA NO PROCESSO DE ABORDAGEM POLICIAL E DOS CRITÉRIOS JURÍDICOS DE SUA REALIZAÇÃO.

Manter a integridade nacional. A intervenção pode ocorrer se uma parte do País se declarar independente (o que é crime, pois, segundo a Constituição, a República Federativa do Brasil é uma união indissolúvel entre estados, municípios e Distrito Federal).

Tratavam-na como solução para resolver questões referentes à economia, corrupção e segurança nacional. No entanto, os manifestantes que exigem este tipo de intervenção, normalmente, desconhecem as consequências que este ato traria para o direito democrático da sociedade.

Na Constituição Federal existe previsão de 3 espécies de intervenção: a) Da União nos Estados; b) Dos Estados nos Municípios; e c) Da União em Município situado em Território [Atualmente, inexiste território federal no Brasil].