Quando pode dormir de bruços depois da cesárea?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Se não tiver dor, dormir de bruços não é um problema. Mas é aconselhável evitar a posição principalmente nas primeiras semanas. O ideal é tentar dormir de lado ou de barriga para cima.

Segundo o mastologista Eduardo Camargo Millen, lactantes podem dormir de barriga para baixo tranquilamente, pois a ideia de que isso poderia obstruir a mama não passa de um mito. "Não existe nenhuma relação entre patologias e o fato de o paciente deitar de bruços", enfatiza.

Dormir de lado ou de barriga para cima
A posição mais indicada no pós parto é de barriga para cima, com um travesseiro embaixo dos joelhos para acomodar melhor as costas e evitar dor. Porém, se a mulher preferir dormir de lado deve colocar um travesseiro entre as pernas.

A cesariana tem um tempo médio de recuperação de 060dias. Sendo que a recuperaçõa também fica a depender dos fios utilizados no procedimentos que variam a força de tensão entre 30 - 90dias, que ficam a critério da experiência e rotina de cada cirurgião e hospital.

As repercussões da cesárea a longo prazo incluíram aderências pélvicas, obstrução de intestino delgado, dismenorreia, dor crônica, disfunção sexual, subfertilidade, incontinência fecal e urinária e prolapso de órgãos pélvicos.

Após a cirurgia cesariana existe uma posição correta para dormir. A posição mais ideal é dormir de barriga para cima com um travesseiro embaixo dos joelhos. Evitando dores nas costas, além de proteger o local da cicatriz.

Tempo de repouso pós cesárea
Evite carregar peso ou realizar atividades físicas intensas ou esforços em vão, isso pode prejudicar a cicatrização e gerar complicações. Mantenha esse repouso durante sua licença a maternidade até que terminem as fases do Puerpério.

A dor na barriga após a cesárea é algo normal de acontecer. Afinal são 7 camadas de tecidos lesionados para retirar o bebê. Porém, a dor é algo relativo. Ela pode variar de intensidade dependendo do organismo.

Se não foi possível manter o tempo devido do resguardo e houve penetração vaginal deve observar se apresenta sintomas como: mal-cheiro na vagina, corrimento vaginal, sangramento ou aumento da dor na região púbica.

Após o nascimento do bebê, a mulher passa por um período chamado resguardo, de 40 a 60 dias, em que a relação sexual não é recomendada. O principal motivo é para que o útero possa se recuperar completamente. Após esse intervalo importante para a saúde da mulher, o casal pode começar a pensar em retomar à vida sexual.

As relações sexuais logo após o parto podem ser dolorosas, magoar o útero e aumentar o risco de contrair uma infeção. Por outro lado, a amamentação produz alterações hormonais que poderão diminuir a lubrificação vaginal, sendo aconselhado o uso de lubrificantes.

Entre 10 e 12 dias o útero volta à posição intrapélvica. Durante os 25 dias posteriores ao parto, o endométrio (mucosa que cobre o interior do útero) vai cicatrizando de forma natural e, com o passar das semanas, vai recobrando a espessura. Entre os 30 e 45 dias pode reaparecer a ovulação.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

O acúmulo de gases e a distensão abdominal que ocorre após uma cesariana também ocorre em outras cirurgias abdominais onde se entra na cavidade peritoneal/abdominal e se manipulam as alças intestinais causando o chamado íleo paralítico pós-operatório onde o trânsito e funcionamento intestinal ficarão paralisado por ...

Quanto tempo leva para cicatrizar um corte de cesária? Demora como qualquer outra cirurgia. Em torno de 30 dias está cicatrizado perfeitamente, podendo voltar às atividades normais, vida sexual, academia, ginástica, entre outros.

Como saber se a cesárea está cicatrizando? Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

Pode ficar mais endurecido devido a reação do seu próprio organismo ao fio de sutura e a cirurgia, no processo de cicatrização... convém retorno ao médico que fez a cirurgia para melhor avaliação.

É normal a mulher ficar com as pernas, pés ou tornozelos inchados depois do parto, durante cerca de 3 a 8 dias. Esse inchaço acontece principalmente nas mulheres que passam pela cesárea, porque ficam mais tempo deitadas e precisam se recuperar da anestesia, mas também pode afetar as mulheres após o parto vaginal.

A incisão de uma cesariana normalmente tem cerca de 12cm e o médico cortará a pele e as camadas de tecido abaixo dela (são 5) até o acesso ao útero, onde é realizada a incisão pela qual o bebê será retirado. Após a saída do bebê é retirada a placenta e feita uma sutura em cada camada aberta na cirurgia.

“Nos primeiros três a quatro meses após a cesárea, a região da incisão fica com uma sensibilidade reduzida porque existe alteração das terminações nervosas do local, isto é, significa que elas foram destruídas durante o procedimento e o organismo demora esse período para reconstruí-las.

Como é o pós-cesárea? Ao finalizar a cesárea as enfermeiras colocarão uma faixa que além de ajudar o útero a voltar a posição original serve para proteger a cicatriz. Além disso, será necessário o uso de analgésicos e antibióticos para redução das dores causadas pelo corte, além de evitar infecções.