Quando Pitágoras descobriu que a Terra era redonda?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

No século VI a.C. Pitágoras pode ter sido um dos primeiros filósofos gregos a apresentar a ideia da Terra esférica, seguido por filósofos como Parmênides e Empédocles, no século V a.C..

Eratóstenes

A forma da Terra na Antiguidade Grega e na Idade Média
Já na Grécia Antiga, pensadores como Pitágoras e Aristóteles já imaginavam a Terra como uma esfera gigantesca. Eratóstenes, quase 300 anos antes de Cristo, fez a primeira determinação da circunferência da Terra.

Ele colocou uma vara no chão para ver se ao meio-dia seria gerada a mesma sombra. É claro que existia uma sombra, e para sermos preciso, essa sombra era de 7 graus. Depois de fazer esse teste, Eratóstenes tirou a conclusão que uma coisa era certa: a Terra era curvada.

Pelo que nós sabemos hoje um grego chamado Pitágoras, que viveu à 2500 atrás, concluiu que a Terra era redonda. Ele chegou a esta conclusão por causa da localização das estrelas em diversos locais da Terra e também por causa da maneira como os navios aparecem ou desaparecem no horizonte ao chegarem num porto.

Existem formas simples de verificar que a Terra é aproximadamente esférica. Observar as estrelas também nos fornece evidências da esfericidade da Terra. Algumas constelações visíveis em um hemisfério não são visíveis no outro, pois a própria Terra bloqueia o campo de visão do observador.

Apesar de ter morrido antes de concluir seus planos de navegação, o navio comandado por ele foi o primeiro na História a circumnavegar o globo, provando que o mundo era redondo.

Nicolau Copérnico

As pessoas que viveram há muitos, muitos anos, pensavam que o Sol se movia em torno da Terra. Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.

Magalhães queria tão somente abrir para Portugal um novo caminho marítimo até as Ilhas Molucas, hoje Indonésia. Acabou fazendo com que sua pequena esquadra se tornasse a responsável pela primeira circunavegação, a descoberta de mares até então inimagináveis e a comprovação de que a Terra é redonda.

geoide

Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera.

A Terra foi formada há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, provavelmente como resultado de uma supernova (explosão de uma estrela). Os detritos desta explosão começaram a se unir devido à gravidade, formando o sol.

Podemos afirmar que a ideia de que a Terra era plana e que havia água por todos os lados predominou durante o período da idade média.

Eratóstenes obteve 40.000 quilómetros de perímetro e sabemos actualmente que são 40.075 quilómetros. A diferença foi mínima”, diz Paulo Jorge Lourenço, acrescentando que depois, para se obter o raio, é só dividir o perímetro por dois Pi (3,14). Eratóstenes chegou assim ao valor de 6369 quilómetros.

Aristóteles, por volta de 350 a.C., na Grécia Antiga, defendia a ideia de que a Terra era o centro do universo e que nove esferas giravam em torno dela, sendo a primeira a Lua. Depois vinha Mercúrio, seguido de Vênus. Só então aparecia a quarta esfera: oo Sol.

Com isso, podemos enunciar o Teorema de Pitágoras: O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Pitágoras de Samos propôs que os números e a Matemática seriam a origem de todo o Universo. O teórico da relação entre hipotenusa e catetos, exposta no Teorema de Pitágoras, deixou grande aporte para o pensamento filosófico pré-socrático.

À Pitágoras são atribuídas várias descobertas sobre as propriedades dos números inteiros, a construção de figuras geométricas e a demonstração do teorema que leva seu nome (cujo enunciado já era conhecido pelos babilônios).

A Terra e a maioria dos demais planetas e luas apresentam essa forma um pouco arredondada por causa da aceleração da gravidade. Assim, para manter certo equilíbrio entre as diferentes áreas, os corpos celestes tendem a apresentar esse formato mais esférico, pois, afinal, tudo é atraído para o centro do planeta.

A certeza do estudioso em relação ao formato circular da Terra provém da observação da incidência da luz do Sol sobre poços feitos em diferentes cidades.