Quando piso no chão meu pé dói o que pode ser?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

De acordo com o ortopedista Paulo Kanaji, outras possíveis doenças que têm a dor no pé ao pisar como sintoma são esporão do calcâneo, bursite no calcanhar, tendinite no calcâneo e doença de Haglund. As causas mais comuns da dor no pé ao pisar estão diretamente relacionadas ao estilo de vida do paciente.

A dor no pé não costuma ter causas graves, sendo normalmente resolvida com repouso ou compressas no local. No entanto, há qualquer sinal de dor média ou intensa é importante ir até um médico ortopedista para investigar a possibilidade de alguma lesão ou problema mais grave na região dos pés.

Analgésicos de venda livre, como paracetamol e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) como ibuprofeno, podem ajudar no alívio da dor. No entanto, é importante lembrar que o uso excessivo desses medicamentos pode causar efeitos colaterais, portanto, é importante seguir as orientações do médico.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

Se a fascite plantar não for tratada, a dor pode se tornar crônica, limitar a atividade física e os afazeres diários.

Neste caso, a fisioterapia aquática é muito eficaz e pode evitar futura cirurgia. O objetivo inicial é diminuir a dor, a inflamação e melhorar a função. São realizados alongamentos da fáscia plantar, massagem transversal, fortalecimento dos flexores e extensores dos dedos dos pés e exercícios de propriocepção.

Em caso de inflamação, o médico ortopedista pode prescrever medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ex. ibuprofeno) de forma a aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Os sintomas comuns incluem uma dor leve no terceiro ou quarto pododáctilo, que progride para uma sensação de queimação ou formigamento. O diagnóstico é baseado no histórico da pessoa e em um exame dos pés.

Apesar de algumas pessoas serem assintomáticas, ou seja, não apresentarem sintomas, um dos principais indicativos de trombose são as fortes dores nas pernas acompanhadas de inchaço, formigamento, vermelhidão e sensação de calor na região afetada.

A tendinite é uma inflamação nos tendões causada, principalmente, devido à sobrecarga e esforço repetitivo da região. Os tendões são estruturas formadas por um tecido fibroso que ligam os músculos aos ossos e proporcionam transferência de força que geram movimento à articulação.

Faça um escalda pés para aliviar a dor após um dia exaustivo de

  1. Massagem com óleos essenciais. Depois do escalda pés, você pode fazer uma massagem nas pernas com óleos essenciais anestésicos e relaxantes. ...
  2. Use meias de compressão. ...
  3. Procure um médico caso as dores permaneçam.

Evite atividades físicas intensas e fique em repouso sempre que possível. Aplicação de gelo: aplicar gelo na área afetada pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor. Coloque gelo em uma bolsa ou toalha e aplique no pé por 15 a 20 minutos várias vezes ao dia.

O tempo de tratamento pode variar entre 6 a 8 semanas, dependendo da intensidade do problema e, claro, da adesão correta à terapia. É necessário seguir exatamente o que o profissional da saúde prescrever. Dessa forma, aumentam, e muito, as chances de a fascite plantar ser curada.

Ficar descalço enquanto estiver em casa
Por isso, é benéfico tirar os sapatos e andar descalço em casa, caso isso não provoque dor. Em alguns casos, onde a lesão ainda está muito aguda, a falta de algo na sola do pé pode piorar a dor, então ainda não seria o momento de ficar descalço.

Dê sempre preferência por calçados que possuam palmilhas macias, solado flexível e com formato que não apertem nem em cima ou nas laterais. Modelos com regiões abertas, além de estarem super em alta, proporcionam mais liberdade para os pés.

Causas da fascite plantar
Sobrecarga frequente da sola do pé, por exemplo, correr, pular ou dançar. Problemas biomecânicos, como pés chatos ou arcos altos. Obesidade, que causa pressão extra nas pernas. A velhice, que pode causar degeneração da fáscia plantar.

Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar (também chamada de aponeurose plantar), uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo, que garante o formato do calcanhar, até a base dos dedos dos pés.

Portanto, podemos citar como opções de tratamento natural para fascite plantar:

  1. Massagens na região da sola do pé;
  2. Uso de gelo;
  3. Descanso;
  4. Utilização de calçados com sistema de amortecimento adequado;
  5. Acompanhamento fisioterapêutico.

Quanto tempo dura a crise de nervo ciático inflamado? O tempo de duração de uma crise de nervo ciático pode ser de algumas semanas. Com o tratamento correto, o paciente é capaz de apresentar melhora já na segunda semana. Porém, em regra, a crise aguda demora até seis semanas para curar completamente.

Uso de sapatos inadequados; Má postura dos pés, principalmente quando os tornozelos são muito inclinados para dentro; Presença de cistos ou varizes no local, pois leva à compressão das estruturas.

O pé é formado por diversas estruturas e submetido à movimentação e impacto constantes. Assim, a dor na parte de cima do pé pode estar relacionada a inflamação nos ossos, tendões e outras causas. Por isso, o diagnóstico preciso é importante, para que o tratamento correto seja proposto.