Quando perde alguém e perca ou perda?

Perguntado por: lfigueiroa . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Vejamos: O substantivo correspondente ao verbo perder é perda, e não perca.

Certo: Isto é uma perda de tempo. Errado: Isto é uma perca de tempo. Certo: Tomara que ele não perca o ônibus. Errado: Tomara que ele não perda o ônibus.

Como é o correto, perda ou perca total? O adequado é “O carro teve PERDA TOTAL”. PERDA é um substantivo e tem o sentido de DEIXAR DE TER ALGO, DEIXAR DE CONVIVER COM ALGUÉM ou ainda de PREJUÍZO.

Significado de Perda. substantivo feminino Ato ou efeito de perder ou ser privado de algo que possuía. Diminuição que alguma coisa sofre em seu volume, peso, valor. [Comércio] Prejuízo financeiro: relatório das perdas da empresa.

O luto é o estado emocional em que as pessoas se encontram após a perda de uma pessoa querida. Uma sensação de vazio se instala no peito, como se a vida tivesse perdido um pouco de propósito. Pode levar meses ou até mais de um ano para quem sofreu essa perda volte a se sentir bem.

Perdas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Percam vem do verbo perder. O mesmo que: esqueçam, desmereçam, sumam, arruínem, confundam, desperdicem, fracassem, desempossem, falhem.

Perda é sinônimo de extravio, sumiço, privação, dano e fim.

  1. perda de tempo;
  2. perda de peso;
  3. perda total do carro;
  4. perda de memória;
  5. perda de dinheiro;
  6. perda de um familiar;
  7. perda de informação;
  8. perda de cabelo.

Indicativo

  1. Presente. euperco-me. tuperdes-te. eleperde-se. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euperdia-me. tuperdias-te. eleperdia-se. ...
  3. Pretérito Perfeito. euperdi-me. tuperdeste-te. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euperdera-me. tuperderas-te. ...
  5. Futuro do Presente. euperder-me-ei. tuperder-te-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euperder-me-ia. tuperder-te-ias.

Quando falamos essa frase, geralmente vem à nossa cabeça a ideia de que estamos fazendo algo que não deveríamos, e nunca o contrário. Do tipo: pare com isso!

A perda total é caracterizada pelo valor do orçamento do conserto, que normalmente fica acima de 75% do preço total do automóvel. É possível que a seguradora declare perda total, mas o carro ainda possa ser consertado.

Geralmente, decreta-se perda total a um carro quando o custo do estrago sofrido se torna maior do que o seu próprio valor, que é definido a partir do cálculo da tabela Fipe. Para ficar mais claro, a condição de PT é determinada se constatado mais de 75% de dano.

Qual a diferença entre perda total e parcial? A diferença é basicamente no valor dos danos causados pelo sinistro. Se o valor dos reparos ultrapassar 75% do valor do veículo, ele é considerado uma perda total.

Porém, “perda” é sempre substantivo, não uma conjugação do verbo perder. “Perda” ocupa as funções de sujeitou ou objeto. O erro é usar perca no lugar de perda.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Sim, pode utilizar a forma verbal perca nessa frase, mas também em outras como, por exemplo, «Não perca o avião», «Não perca a calma», «Não perca dinheiro nos negócios», etc. Trata-se do verbo perder no imperativo: perca (você). Cf.

“Perda”, por sua vez, é um substantivo que indica o ato ou efeito de perder; é sinônimo de “prejuízo”, “privação”. Sendo um substantivo feminino singular (perda), quase sempre vem acompanhado de um artigo, também feminino, que pode ser definido (a) ou indefinido (uma).

Continuar lendo E uma perda ou perca?