Quando passou Pantanal no SBT?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 9 votos

18 de janeiro de 1992

Pantanal foi reexibida em duas ocasiões: às 19h30, de 17 de junho de 1991 a 18 de janeiro de 1992. Foi reprisada na íntegra, de 26 de outubro de 1998 a 14 de julho de 1999.

Para assistir a telenovela de forma online, é necessário acessar o Globoplay ou assinar a plataforma de streaming.

O ator Ivan de Almeida foi quem era o chalaneiro na primeira versão de Pantanal. Na novela de 1990 da Manchete, o chalaneiro não se chamava Eugênio como o de 2022. Na época, ele tinha o nome de Orlando e uma personalidade um pouco diferente.

Pantanal termina com espírito de José Leôncio zelando pelos netos. A última cena da novela reúne José Leôncio e os netos, que caminham pelo avô pela fazenda no Pantanal. O poderoso fazendeiro assume o lugar de seu pai como o misterioso Velho do Rio.

Antes de "Pantanal", a última novela do gênero que a Globo havia produzido foi "Velho Chico", em 2016, escrita por Edmara Barbosa e seu filho, Bruno Luperi, respectivamente filha e neto do autor, que depois assumiu a novela sozinho.

Encontro com Fátima Bernardes. Marcos Caruso viveu Tião na versão original de 'Pantanal'

Onde fica Sarandi? Sarandi é destacada nos primeiros capítulos de Pantanal, tanto na versão original quanto na adaptação atual da Globo. A cidade existe mesmo e está localizada na região norte do Paraná, sul do país, próxima à fronteira com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Assistir Pantanal online no Globoplay.

Interpretada por Bella Campos no remake de Pantanal, da Globo, a personagem Muda foi vivida por Andréa Richa na primeira versão da novela, em 1990.

Em 1990 a TV Manchete produziu a primeira versão da novela Pantanal (1990), que foi um grande sucesso da teledramaturgia nacional. A atriz Andréa Richa interpretava uma personagem importante da trama, Maria Ruth, a "Muda".

Após engravidar a amada, o peão decidiu ir embora do Pantanal, o que desagradou o público que torcia pelo casal. De acordo com Bruno Luperi, limitações da produção da novela e das condições climáticas do Pantanal não permitiram que ele mudasse o texto e o destino do personagem.

A Irma teve um sonho tenebroso e o Trindade estava lá com ela. Não tinha outra solução: para salvar a amada e seu filho, Trindade pegou a viola e partiu sem rumo, deixando sua princesa arrasada. Ele se despediu dela em um sonho lindo.

E, na verdade, a saída do personagem foi uma necessidade da própria Manchete. A emissora queria Almir Sater (o Trindade de 1990) para protagonizar a novela seguinte, A História de Ana Raio e Zé Trovão, escrita por Marcos Caruso. Dessa maneira, o autor Benedito Ruy Barbosa precisou tirá-lo da produção.

O fazendeiro tem um final trágico após o casamento com Filó (Dira Paes). Após sentir alguns sintomas estranhos, ele se recusou a fazer todos os exames. Com isso, sua doença acabou se agravando, a ponto de levá-lo a um infarto. O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa.

infarto

O remake da Globo vai exibir a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) no último capítulo também. E assim como 1990, o personagem morrerá de infarto, se encontrará com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado) e tomará o lugar dele. Ele também surgirá ao lado das crianças.