Quando passo a mão na coberta e sai faísca?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Já aconteceu com você de tocar em alguma pessoa ou objeto — como uma maçaneta ou registro do chuveiro — e levar um choque que, às vezes, chega até a soltar faíscas? Isso acontece devido à eletricidade estática, a mesma que faz seu cabelo ficar meio arrepiado de vez em quando.

Tomar banho, nadar, se molhar, pode efetivamente eliminar a acumulação de carga eletrostática da superfície corporal: ao aumentar a umidade ocorre uma liberação parcial de eletricidade estática facilmente.

A eletricidade usada pelo nosso corpo é produzida a nível celular por meio de uma diferença na concentração de eletrólitos positivos e negativos: o sódio e o potássio, presentes no interior e no exterior das células em suas formas iônicas.

Se dispusermos de tempo para tirar a eletricidade estática das peças de roupa, uma boa maneira de consegui-lo é realizar uma lavagem à mão das peças ou, bem mais cômodo, um ciclo curto na máquina de lavar. Acrescentar amaciante no último enxágue da roupa faz com que os tecidos não adquiram essa eletricidade.

1. Adicione um pouco de umidade ao seu ar

  1. Adicione um pouco de umidade ao seu ar. As moléculas de água reduzem o acúmulo de energia estática, não apenas nos cabelos, mas também em sua casa. ...
  2. Trate seus tapetes com spray antiestático. ...
  3. Mantenha-se hidratado. ...
  4. Quando tudo mais falhar, use metal.

Muitas vezes o nosso corpo fica tão eletrizado (com acúmulo de elétrons) que acaba descarregando essa energia no primeiro objeto condutor (metal ou o corpo de outra pessoa, por exemplo) que aparece pela frente.

Vestir uma roupa de lã, usar um calçado isolante e até andar sobre um carpete podem fazer com que o corpo de alguém fique carregado por conta do atrito.

Um simples aperto de mão em outra que não tem a mesma carga estática podem fazer com que ambas sintam um leve choque, pois o excedente de carga em uma das pessoas se distribui, passando parcialmente para a outra. O mesmo princípio acontece quando encostamos em um carro.

Se é energia eletrostática basta que a pessoa toque em um corpo aterrado (por exemplo, uma torneira, uma janela metálica, …) e o excedente de carga elétrica será conduzido para fora do corpo da pessoa.

Mas, quando os choques se tornam constantes, podemos partir para uma avaliação mais metafísica da situação. Isso porque sabemos que pessoas em desequilíbrio espiritual tendem a perder energia ou acumulá-la demais, o que gera sintomas como os choques recorrentes.

Várias são as manifestações da eletricidade estática. Um exemplo comum no cotidiano é um monitor de computador carregado ou televisão. Ao aproximar os pêlos do braço ou o cabelo, estes ficam esticados conforme as forças de atração eletrostática devido à carga líquida do monitor.

As sensações de choque são percebidas pelo nosso cérebro e demonstram que alguma coisa está errada com aquele nervo. As doenças da coluna, como as hérnias de disco e bicos de papagaio, são causas comuns de compressão das raízes nervosas e podem cursar com choques.

O choque é causado por uma alteração na forma como o sangue circula na corrente sanguínea. Isso pode acontecer por diferentes causas, como: perda sanguínea que faz com que o volume de sangue no corpo diminua; vasos sanguíneos muito dilatados, que não conseguem fazer com que o sangue circule.

Banho de sal grosso e água benta
Basta colocar um punhado de são grosso na água, algumas gotinhas de água benta e deixar a roupa de molho num balde cheio de água comum. Depois lave normalmente e seque ao sol. O sal grosso tira as más energias e água benta purifica o objeto.

Encoste em outra pessoa ou em um objeto de metal.
Depois de esfregar as meias contra o tapete, estique o braço e encoste em alguém próximo ou em um item metálico. Para saber se conseguiu criar eletricidade estática, veja se você sente um choque ou vê uma faísca saindo de você na direção da outra pessoa ou o objeto.

A voltagem corporal é medida com um multímetro específico.

Isso acontece quando a carga estática de uma pessoa está diferente de outra ou do que ela toca, ou seja, um está mais "carregado". Nessa situação, o contato resulta em uma troca de cargas elétricas. Todos já tivemos essa sensação desagradável.

" Carga estática refere-se à carga que o atuador linear apresentará quando estiver em um estado sem energia e movimento. Carga dinâmica refere-se à carga que o atuador apresenta quando é alimentado e se estende ou retrai."

O físico explica que o choque ocorre quando a carga se dissipa no objeto ou na pessoa tocada. Quando o indivíduo faz contato com o chão, a energia sai para uma área maior, o que facilita a descarga. “Se você andar descalço, no chão, terra, você vai estar, de certa forma, se descarregando.

As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos. Ao manusear um agasalho de lã sintética, por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre seus fios.