Quando para de tomar Ozempic engorda?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

O tratamento com o Ozempic é feito em conjunto com mudança de alimentação e prática de exercícios físicos, principalmente. Se a pessoa não ajustou esses hábitos, a tendência é que retome a dieta pouco saudável que a fez engordar e ganhe peso.

'Ozempic pode te deixar até 7 dias sem apetite', explica endocrinologista - 09/06/2023 - UOL VivaBem.

Um estudo com pessoas que mantiveram satisfatoriamente o peso perdido depois de emagrecer concluiu que a atividade física é o fator mais importante para manter o peso ideal. Isso porque a atividade física pode compensar parte das calorias que ingerimos.

QUANTOS QUILOS PERDE COM OZEMPIC EM 1 MÊS? Injetável, o medicamento Ozempic leva a uma perda de até 15% do peso corporal de pacientes com sobrepeso e obesidade, ao longo de um ano e meio.

Considerando a dose usual para tratamento de diabetes tipo 2, de 0,5 mg, cada sistema de aplicação (caneta) de Ozempic dura cerca de um mês (4 semanas). Para quem está iniciando o tratamento, há também sistemas contendo 4 doses de 0,25 mg (dose inicial) e 2 doses de 0,5 mg, que duram 6 semanas.

Quantos quilos se perde usando Ozempic? O principal estudo sobre a semaglutida indicou perda média de 14,9% do peso total em 17 meses em pessoas obesas.

Tecnicamente, o Ozempic não provoca o emagrecimento. A medicação tem como princípio ativo a semaglutida, substância análoga ao hormônio GLP-1, que o intestino produz quando a pessoa ingere alimentos.

Como tomar Ozempic ou Wegovy:
0,25 mg* por via subcutânea uma vez por semana durante 4 semanas, depois aumente para 0,5 mg uma vez por semana. Se necessário, pode aumentar para 1,0 mg uma vez por semana após 4 semanas na dose de 0,5 mg/semana.

Não existe um horário certo para tomar a dose do Ozempic. Ele pode ser administrado antes ou depois das refeições, no entanto, o médico determinará horários para manter uma rotina de aplicação segura e eficiente.

Enquanto estava usando Ozempic, seu apetite havia praticamente sumido. É um efeito colateral comum do fármaco, autorizado inicialmente para tratar a diabetes e que agora está sendo usado "off-label" (para finalidades não contidas na bula) para emagrecimento.

Para conseguir emagrecer e não engordar novamente é fundamental valorizar cada conquista alcançada. Evite medidas drásticas e tenha constância. Cortar muitas calorias de uma vez e pular refeições são atitudes que podem atrapalhar o processo de emagrecimento. Inclua atividades físicas na rotina.

Ao deixar de tomar o remédio para emagrecer, a pessoa volta a engordar. Depende. Os medicamentos para emagrecer contêm inibidores de apetite, o que faz com que a pessoa tenha menos vontade de comer. Quando para de tomar o remédio, pode haver uma tendência de engordar, já que o efeito da medicação é cortado.

Segundo Gabbay, outro ponto imprescindível é evitar alimentos ricos em gordura, porque fazem os pacientes que tomam Ozempic se sentirem com o estômago desconfortavelmente ou até dolorosamente cheio. Ele recomenda que o paciente coma devagar e faça uma pausa no meio da refeição para avaliar sua saciedade.

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em um processo de emagrecimento saudável, geralmente perdemos de meio quilo a 2 quilos por semana. A recomendação permite, portanto, eliminar de 2 a 6 quilos por mês, facilitando, assim, a consolidação desse peso perdido.