Quando pagar a vista e quando parcelar?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Geralmente, o parcelamento é a melhor opção quando não há desconto para a opção à vista e/ou não há juros cobrados em cada parcela, ou então se os juros são menores do que os rendimentos que podem ser obtidos com investimentos de renda fixa de alta liquidez.

Vantagens do parcelamento de fatura de cartão de crédito
Pagamento mais flexível: o parcelamento permite que o cliente divida o pagamento da fatura em parcelas mensais, tornando-o mais fácil de gerenciar e pagar.

A opção de cobrança mais alinhada com o perfil da sua empresa e do cliente é a que deve ter maior peso decisivo na escolha. Por um lado, as vendas à vista permitem que os lojistas ofereçam descontos mais atraentes. Mas, por outro, as vendas a prazo facilitam a vida do consumidor.

As duas opções tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, à vista as chances de você ficar inadimplente são menores, pois você paga o produto na hora. Por outro lado, a vantagem de pagar parcelado é que você pode comprar produtos mais caros e ir pagando aos poucos.

Por outro lado, o pagamento à vista tem como desvantagem o uso de uma parte relevante dos recursos do orçamento no mês da compra. Além disso, se o valor do bem é muito alto, pode ser necessário guardar dinheiro por muito tempo para conseguir pagar pelo produto.

Uma das maiores vantagens de se comprar parcelado é conseguir efetuar a transação de um bem de alto valor que você não teria como pagar à vista. Dessa forma, você não compromete os seus rendimentos mensais e pode se organizar até mesmo para a compra simultânea de um ou mais produtos de alto valor.

Role a tela até a parte de "Produtos"; Selecione o ícone de "Parcelamento de compra"; Escolha qual é a compra que você deseja parcelar; Selecione o número de parcelas e clique em "Continuar"

Pagamento parcelado é quando uma compra única é divida em várias parcelas no momento da cobrança. Normalmente, cada parcela corresponde a um mês. Por exemplo, você quer comprar um tênis no valor de R$ 200, mas considera que isso é um valor alto para pagar de uma vez só.

O pagamento mínimo é recomendado apenas quando se tem certeza de que terá o valor total para quitação da fatura no mês seguinte. Caso contrário, o parcelamento é o mais indicado, pois os juros são menores que os do crédito rotativo, principalmente se for solicitado antes que a fatura do cartão vença.

O parcelamento fixa uma taxa de juros, normalmente inferior ao do crédito rotativo, e permite que a quantia em aberto possa ser paga em um prazo mais longo. Ele também organiza o pagamento do saldo do cartão, porém o seu limite total fica bloqueado e só é liberado aos poucos, conforme as parcelas são pagas.

O rotativo é um tipo de crédito que pode ser oferecido aos clientes de cartão de crédito que não conseguem pagar a fatura por inteiro – isso é, o valor total dela. Quando a pessoa paga uma quantia menor que o total da fatura, o valor restante entra na fatura seguinte – e sobre este valor em aberto são cobrados juros.

Mesmo nas cidades em que é melhor parcelar, Liao diz que o contribuinte deve priorizar o pagamento à vista se for uma pessoa com dificuldade para organizar as contas. “Para quem tem dinheiro guardado e é do tipo que se esquece de pagar os boletos dentro do prazo, é melhor pagar à vista.

Você deve saber que comprar à vista sai sempre mais barato do que financiar e pagar juros. Afinal, sai bem menos dinheiro do seu bolso. Ao poupar e investir, você ganha uma mãozinha da rentabilidade das aplicações financeiras, enquanto que no financiamento você paga pelo dinheiro emprestado.

Compras recorrentes, periódicas e constantes, como despesas com supermercado, gastos com combustível, e outras despesas cuja frequência no seu orçamento doméstico é certa e ocorre todo mês, devem ser quitadas imediatamente.

A diferença óbvia de pagar à vista ou parcelado está na hora do pagamento. Enquanto no primeiro o consumidor deverá pagar o produto por completo, no outro ele pagará parcelas do valor durante alguns meses.

Qual a diferença entre limite à vista e parcelado? A diferença é no momento em que eles são utilizados. O limite parcelado só pode ser utilizado nas compras parceladas, enquanto o limite à vista pode ser rotativo como parcelado.