Quando ou quando?

Perguntado por: abaptista5 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

As duas grafias são corretas. Quando se pronuncia o c na sequência ct, este deve manter-se na escrit...

Quando não pode ser nunca pronome relativo, mas pode, sim, ser advérbio relativo e interrogativo. Quanto é que, além de também ser adv. rel. e int.

1. No tempo em que; em que ocasião; em que época (ex.: quando chegou?). 2. Introduz frases subordinadas adverbiais temporais (ex.: quando chegou, desfez a mala).

1 em que momento, em que ocasião, em que época, em que data, em que tempo, em que hora.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

A locução quanto a é sinônima de: em relação a, relativamente a, no que se refere a, sobre,…
...
Exemplos com quanto ao

  1. Quanto ao teste, foi mais difícil do que eu pensava.
  2. Quanto ao comparecimento de todos no evento, não conte com isso.
  3. Quanto ao reconhecimento das propostas, está tudo pendente da direção.

Como expressão de tempo, desde indica sempre tempo passado. Pode ser usada sozinha ou com a preposição até: Estou aqui desde segunda-feira. Dormiu desde o anoitecer até o nascer do sol.

Quando é, segundo a tradição gramatical, uma conjunção temporal «que inicia uma oração subordinada indicadora de circunstância de tempo» (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, 17.

As conjunções temporais são aquelas que indicam uma oração subordinada indicadora de circunstância de tempo: Quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que (desde que).

De quando em quando. 1 Em ocasiões não muito frequentes nem muito raras; de tempos em tempos; ocasionalmente; de vez em quando.

7 sinônimos de quando não para 2 sentidos da expressão quando não: Senão: 1 caso contrário, de outro modo, de outra forma, de outra maneira, do contrário.

De vez em quando ou de vez enquando?

  1. De vez enquando eu encontro Maria Célia na praça.
  2. “De vez enquando” não existe. O correto é "de vez em quando".
  3. De vez em quando é uma locução adverbial de tempo e pode ser substituída pela locução às vezes, na dúvida substitua.

De vez em quando (ou de quando em vez) significa pouco frequente; algo esporádico, infrequente, casual. Também merecem divertir-se de vez em quando. Sabes, um “obrigado” de quando em vez ficaria bem. As expressões são sinônimas de às vezes, por vezes, ocasionalmente, casualmente, eventualmente.

No caso da dúvida em questão, a forma correta de escrita da expressão é de vez em quando, fazendo automaticamente com que de vez enquanto seja uma variação incorreta, independente do contexto no qual seja cogitada.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Continuar lendo