Quando os sons dos violões vão soluçando?
Quando os sons dos violões vão soluçando, Quando os sons dos violões nas cordas gemem, E vão dilacerando e deliciando, Rasgando as almas que nas sombras tremem. Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhos vórtices velozes Page 3 3 Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas."
Quem é o acrobata da dor?
João da Cruz e Sousa
João da Cruz e Sousa, o pioneiro e o maior simbolista brasileiro. Apesar de sua grandeza não se pode dizer que o poeta brasileiro João da Cruz e Sousa seja devidamente celebrado hoje em dia.
Porque esse tipo de poema foi chamado de cordel?
A literatura de cordel é um tipo de literatura que possui narrativas em verso regular, com temática nordestina. Originalmente, os folhetos desse tipo de literatura eram expostos em cordéis (cordas finas), daí o nome “literatura de cordel”.
O que é personificação 3 exemplos?
Exemplos de personificação
As “ondas beijavam” a areia branca da praia. (Atribuiu-se as ondas a ação de beijar). "A Cadeira começou a gritar com a Mesa." (A cadeira apresenta o comportamento humano de gritar). As folhas bailavam alegremente quando o vento passava por elas.
Quais são as figuras de pensamento?
As figuras de pensamento são: Ironia, Antítese, Paradoxo, Eufemismo, Hipérbole, Prosopopeia ou Personificação, Apóstrofe e Gradação.
O que se pressupõe ser um acrobata da dor?
Releia o sentido da palavra acrobata, que se encontra no título do poema em estudo. O que se pressupõe ser um acrobata da dor? Alguém que apresenta destreza e equilíbrio na relação com a dor.
Qual o cordel mais famoso do mundo?
7 cordéis famosos que você precisa conhecer
- #1. A Discussão do Carioca com o Pau-de-Arara, Apolônio Alves dos Santos. ...
- #2. Cordel, de Patativa do Assaré ...
- #3. Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, Firmino Teixeira do Amaral. ...
- #4. Cordéis que educam e transformam, de Costa Senna. ...
- #7.
Qual é o tema central do cordel?
Os poemas de literatura de cordel são marcados por fortes elementos da cultura brasileira, com temas que incluem fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre outros. A sua escrita conta com linguagem coloquial, uso de humor, ironia e sarcasmo.
Qual é a linguagem predominante no cordel?
Em relação à linguagem e o conteúdo, a literatura de cordel tem como principais características: Linguagem coloquial (informal); Uso de humor, ironia e sarcasmo; Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc.
O que é sinestesia é um exemplo?
A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: cor berrante (visão + audição) perfume doce (olfato + paladar)
O que é hipérbole é um exemplo?
Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!
Como identificar uma antítese?
Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.
Qual a diferença de prosopopeia?
O que é prosopopeia? Entende-se por prosopopeia a atribuição de sentimentos e características humanas a seres inanimados, objetos ou animais. Também pode ser chamada de personificação, por ter esse efeito de personificar (humanizar) esses seres, como ocorre em campanhas publicitárias e textos literários.
O que é uma figura de linguagem catacrese?
A catacrese, por outro lado, é um tipo de comparação usado para se referir a algo sem nome, muitas vezes sendo uma expressão já adotada pela maioria dos falantes do idioma. Vamos entender a diferença nos exemplos a seguir: “O brilho dos seus olhos são um sol pra mim.”
Quais são as figuras de som?
A Figuras de Som pode ser classificada em quatro tipos: aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia.
O que é uma figura de som?
Figuras de som são figuras de linguagem associadas à sonoridade de vocábulos ou expressões. Desse modo, em um texto que apresente uma repetição intencional de consoantes, podemos identificar a aliteração, mas se for uma repetição de vogais, temos a assonância.
Quais são os 4 tipos de figuras de linguagem?
Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.
O que é ser um acrobata?
Dá-se o nome de acrobacia aos exercícios e às piruetas que realizam os acrobatas. Um acrobata, por outro lado, é um artista que desenvolve uma rotina onde mostra diferentes habilidades relacionadas com o equilíbrio, a força, a concentração e a capacidade de salto.
Como aprender a ser acrobata?
Para entrares na carreira de acrobata tens de começar os teus treinos físicos desde muito cedo. Como é preciso ter muita força muscular e bastante agilidade e flexibilidade, então o ideal é começar os treinos em ginástica acrobática desde criança. Tens de ter muito controlo do teu corpo, e isso exige muito treino.
O que os acrobatas fazem?
Os acrobatas executam rotinas com a cabeça, mãos e pés dos seus parceiros. Engloba muitos movimentos de solo da ginástica artística em suas series, movimentos rítmicos que ligam os exercícios dinâmicos, estáticos e individuais.