Quando os olhos se mexem sozinhos?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O que é nistagmo? No nistagmo ocorrem movimentos involuntários dos olhos, ou seja, os olhos fazem movimentos repetitivos, não controlados, muitas vezes resultando em visão reduzida. Estes movimentos incontroláveis ou descontrolados dos olhos podem ser mais ou menos fortes ou bruscos e podem assumir várias direções.

Nistagmo espontâneo, de indiscutível interêsse em Otoneurologia, é o que aparece no olhar direto ou até 45° da linha média no olhar lateral ou no olhar para cima e para baixo. Nistagmo pode ocorrer em lesões que atinjam o aparelho vestibular desde o labirinto até o córtex cerebral.

Uma das principais doenças do movimento (com origem em distúrbios cerebrais) é a distonia, uma condição rara e caracterizada por contrações musculares involuntárias, que pode ser localizada ou generalizada².

Os movimentos involuntários e descontrolados do nistagmo podem apresentar diversos sintomas, como: fotofobia, dificuldade de ver no escuro, problemas de visão, tonturas, problemas com a percepção de profundidade, problemas no equilíbrio e coordenação motora, sensação de “terremoto” e o portador costuma manter a cabeça ...

A eletronistagmografia é o teste mais freqüentemente utilizado para avaliar pacientes com queixa de tontura. É um exame relativamente simples, não invasivo, que permite a análise dos nistagmos espontâneos e provocados, através do registro dos movimentos oculares que podem ser sacádicos ou de rastreio.

O nistagmo inicia em um a dois segundos de latência (até 30 segundos), dura 10 a 20 segundos e é associado à vertigem.

As formas de tratamento do Nistagmo variam de acordo com o estágio e do tipo apresentado pelo paciente. Com isso, o tratamento pode ser feito à base de substâncias estimuladoras do sistema neurotransmissor inibitório ou à base de substâncias depressoras do sistema neurotransmissor excitatório.

A princípio, o oftalmologista pode fazer o diagnóstico do nistagmo. Porém, como é uma condição que envolve o sistema nervoso, há uma especialidade mais específica que pode diagnosticar e tratar o nistagmo, que é a Neuroftalmologia.

Nistagmo são oscilações repetidas e involuntárias rítmicas de um ou ambos os olhos em algumas ou todas as posições de mirada, podendo ser originarias de labirintites, maculopatias ou catarata congênita, albinismo, e outras causas neurológicas.

Os nistagmos variam de caso a caso e podem ser classificados de acordo com a manifestação clínica. Os principais tipos são: fisiológico, congênito, spasmus nutans, nistagmo do olhar, nistagmo vestibular, nistagmo por distúrbio neurológico, nistagmo voluntário e nistagmo histérico.

Em transtornos de ansiedades de alta intensidade é muito comum que um dos sintomas apresentados seja movimentos involuntários, parecidos com câimbras. Junto a isto, costumam aparecer outros sintomas como sudorese, tremores, enjôos de estômago, falta de ar, tontura, entre outros.

Somente um especialista pode avaliar a gravidade do problema e indicar a melhor forma de tratamento para os movimentos involuntários. É essencial buscar a ajuda do seu médico de confiança, em especial o neurologista, para investigar as causas dos seus movimentos involuntários.

Movimentos involuntários são aqueles que acontecem sem que a pessoa consiga ter controle sobre eles. Alguns fazem parte do nosso funcionamento normal, como o batimento cardíaco e o movimento dos intestinos, mas podem acontecer outros que não são naturais.

Para examinar o nistagmo, o médico pode utilizar o seguinte procedimento:

  1. A pessoa gira durante cerca de 30 segundos, pára e tenta olhar fixamente para um objeto.
  2. Os olhos devem mover-se lentamente numa direção e depois mover-se rapidamente na direção oposta.