Quando os leucócitos indicam infecção?

Perguntado por: lcruz3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

O nível de leucócitos alto no sangue ou leucocitose pode ser indicativo de infecção, mas não necessariamente. O aumento do nível de leucócitos no sangue pode indicar a presença de um organismo ou substancia estranha que precisa ser combatido e eliminado do corpo para não causar complicações.

O aumento da quantidade de leucócitos no organismo é um distúrbio conhecido como leucocitose, podendo se relacionar a quadros de infecção bacteriana, leucemia, traumatismos, exercícios exagerados ou mesmo estresse.

No entanto, a única situação em que a leucocitose extrema (por exemplo, maior do que 100.000 células / mm3) pode ser prejudicial ou fatal é a síndrome de hiperleucocito-leucostase associada à leucemia mieloide aguda (LMA).

Ou seja, o hemograma completo é fundamental para essa análise. Por exemplo, se uma pessoa apresenta uma quantidade muito baixa de hemácias, pode ser que esteja com anemia. Já um total de glóbulos brancos (leucócitos) acima do esperado, pode ser um indicativo de infecção.

O valor normal dos leucócitos varia entre 4.000 a 11.000 células por microlitro. Quando os leucócitos estão aumentados, damos o nome de leucocitose. Quando estão diminuídos chamamos de leucopenia.

O número normal de leucócitos no sangue varia de 3.700 a 10 mil a cada mm³ (microlitro) de sangue em média. “Quando há um número muito elevado, dizemos que há leucocitose, e quando há um número mais baixo, a leucopenia.

A leucemia se caracteriza pela produção excessiva e inapropriada de leucócitos defeituosos, ultrapassando, normalmente em muito, os valores sanguíneos normais ou esperados para casos de infecção. Algumas leucemias podem se apresentar com mais de 100 mil leucócitos/ml.

O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Leucócitos Baixos ou Leucopenia – Em que Consiste a Leucopenia

  • Anemia aplástica;
  • Leucemia;
  • Síndrome mielodisplásica.

Entretanto, leucócitos podem prolongar a inflamação e aumentar o dano tecidual pela liberação de enzimas, mediadores químicos e radicais livres, que são tóxicos para os tecidos.

A contagem de leucócitos ou a contagem diferencial de leucócitos normalmente são pedidas como parte do hemograma (exame de sangue simples). Ele pode ser pedido para verificar o estado de saúde geral do paciente, para monitorar a recuperação de doenças, entre diversas outras razões.

O médico hematologista é apto a identificar irregularidades de contagem sanguínea – ou seja, a taxa dos glóbulos vermelhos (também denominados hemácias ou eritrócitos) e dos glóbulos brancos (também denominados leucócitos).

Diagnóstico de leucocitose neutrofílica
Os médicos fazem com frequência um exame de sangue chamado hemograma completo. Esse exame pode ser feito devido a muitos sintomas diferentes, incluindo sinais de infecção (tais como febre, tosse ou dores abdominais), ou sinais de doença crônica (como perda de peso ou fadiga).