Quando ocorreu a privatização da Embraer?

Perguntado por: ubeiramar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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dezembro de 1994

A companhia foi privatizada em dezembro de 1994, no fim do governo do presidente Itamar Franco, por R$ 154,1 milhões (em valores da época), e os adquirentes assumiram o alto passivo da empresa.

A Embraer não foi vendida, não passou por uma fusão e nem irá mudar de nome. A parceria com a Boeing se dará exclusivamente na área de aviação comercial, da qual a Embraer deterá 20% de participação, e na promoção e comercialização da aeronave multimissão KC-390, na qual a Embraer deterá 51% e a Boeing, 49%.

É consenso entre os entrevistados que a Boeing, quando anunciou a compra da aviação comercial da Embraer, estava interessada não só nos aviões de até 150 passageiros da empresa — segmento em que a multinacional brasileira é líder e se destaca —, mas também em seu corpo técnico.

Parte foi adquirida em nome da Sistel (fundo dos funcionários da Telebrás, com 543 lotes) e da Previ (do Banco do Brasil, com 542 lotes). Outros 896 lotes foram adquiridos pela Bozano, Simonsen Limited em nome de investidores internacionais –que compraram 33% das ações leiloadas, representando 18% do capital ordinário.

Bolsonaro aprova venda da Embraer à estadunidense Boeing.

Os donos da Embraer
Seus principais acionistas individuais são os fundos estrangeiros Brandes e Mondrian.

As maiores estatais privatizadas no período foram a Riocel e a Aracruz Celulose, ambas na área de celulose; a Sibra (maior empresa produtora de ferro-liga à época), a Caraíbas Metais (metalúrgica de cobre), a Companhia Brasileira de Cobre - CBC, dentre outras.

Em dezembro de 2018, Embraer e Boeing chegaram a um acordo: a divisão de aviação comercial da empresa brasileira foi avaliada em US$ 5,25 bilhões e seria operada pelas duas companhias, num esquema de joint-venture — os americanos seriam donos de 80% da empreitada, pagando US$ 4,2 bilhões pela participação.

O governo brasileiro fica com 0,32% da Embraer, incluindo uma ação de classe especial chamada "golden share", com poder de veto em questões cruciais envolvendo a empresa.

A Embraer, fabricante brasileira de aviões, entregou mais de 8.000 aeronaves desde que foi fundada, em 1969.

Ela caiu 56% naquele ano graças às restrições da pandemia de Covid-19 e uma joint venture abortada junto com a Boeing. Já em 2021 ela decolou, fechando o ano com valorização de 197% e de 26% desde o fim de 2019.

Primeiro veículo para voos urbano, o eVTOL, tem previsão de lançamento para 2026 e já tem 250 unidades vendidas. A autonomia é de apenas 100 km. O carro voador da Embrear, Eve, só chega em 2026 e já tem 250 unidades vendidas desde 2021.

Quem é a Embraer (EMBR3)?
A Empresa Brasileira de Aeronáutica é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo – atrás apenas da Airbus e Boeing – e líder no segmento de aeronaves com até 150 passageiros. Ao todo, conta com 18 mil funcionários e já entregou cerca de 8 mil aeronaves ao longo de sua operação.

Os quatro principais acionistas da Embraer - que detêm, individualmente, ao menos 5% das ações - são os fundos de investimentos Brandes Investment Partners (EUA; 14,4%), Mondrian Investment Partners (Reino Unido; 10,1%), BNDESPar (5,4%) e o Blackrock (EUA; 5,0%) (EMBRAER, 2018). de 22,5%, cotadas em R$ 22,05”.

Opera em aeroportos menores e com menos demanda de passageiros por voo. E é justamente para este nicho da aviação, que exige equipamentos menores e versáteis, que a Embraer estrategicamente direciona seu negócio.

Você provavelmente deve ter se lembrado da Embraer. A empresa sediada em São José dos Campos (SP), uma das maiores joias da indústria nacional, é hoje a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo.

A Boeing diz que desistiu porque a Embraer não cumpriu certas condições. Potenciais quebras de acordo são frequentemente descritas em contratos como eventos adversos relevantes.

Até 2022, a Embraer havia entregue 69 desses jatos, sendo 51 E195-E2 e 18 E190-E2. No primeiro trimestre de 2023, a empresa teria enviado mais seis E195-E2 aos seus clientes, totalizando 75 aeronaves, aproximadamente.

A Eletrobras foi privatizada em junho de 2022, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O modelo escolhido foi de aumento de capital da estatal em bolsa, o que diluiu a participação da União para cerca de 40%.

A Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer) é uma holding responsável pela fabricação de aviões militares, comerciais, executivos ou agrícolas.