Quando ocorreu a grande expansão da administração?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do séculos XVIII e se estendeu o longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

O contexto para a formação do Administrador no Brasil começou a ganhar contornos mais claros na década de quarenta. A partir desse período, acentua-se a necessidade de mão-de-obra qualificada e, conseqüentemente, da profissionalização do Ensino de Administração.

A administração, como ciência, surgiu no século XX a partir da Revolução industrial, movimento que trouxe grandes mudanças no que diz respeito ao modelo de produção, e, consequentemente, à forma de administrar os recursos da organização, visando a redução dos custos de produção e o aumento da lucratividade.

A história da Administração no Brasil iniciou-se em 1931, com a fundação do Instituto da Organização Regional do Trabalho - IDORT, que contava com o Prof. Roberto Mange, suíço naturalizado, na sua direção técnica.

A administração moderna veio em resposta a consequências da revolução industrial, são elas: – Crescimento vertiginoso e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.

A primeira teoria foi a Administração Científica. Frederick Taylor estudou o trabalho dos operários, identificou os principais problemas dessa época e sugeriu que fossem implantados métodos científicos onde havia improvisação. Nascia então a Administração Científica.

Apesar das mudanças que aconteceram no campo administrativo, as teorias da administração como: (científica, teoria clássica, teoria das relações humanas teoria estruturalista, teoria neoclássica, teoria comportamental e teoria contingencial), ainda influenciam no segmento industrial, comercial e prestação de serviços ...

Henri Fayol

Henri Fayol, fundador da Teoria Clássica da Administração.

Historicamente, a administração atravessou diversas fases: -Fase artesanal: esta fase é marcada pela antiguidade até a pré-revolução. -Fase da transição a revolução industrial: período entre 1780 a 1860. -Fase do desenvolvimento industrial: 2ª revolução industrial- de 1860 a 1914.

É relativamente recente o interesse das pessoas pelo estudo da Administração de Empresas, pois ela só se tornou uma ciência em 1950 quando começou a ser ensinada na Universidade de Harvard (EUA).

Entre os diversos acontecimentos que influenciaram a evolução da administração enquanto ciência, podemos destacar a transição da sociedade europeia do antigo regime para a modernidade, tendo como marcos a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões.

A palavra Administração deriva do latim. Dentro desse conceito etimológico, a Administração significa a função de que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro ou, ainda uma atividade que se recebe por delegação de outrem.

A partir desta teoria criada por Fayol foi desenvolvida a ideia dos 4 pilares principais da administração. São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

No Brasil, mais especificamente na década de 1930, originou-se através da primeira Reforma Administrativa – a Reforma Burocrática do governo Getúlio Vargas – marcada pela criação do DASP (Departamento de Administração do Serviço Público).

Idalberto Chiavenato
Um dos livros mais conhecidos que teve Chiavenato como autor foi “Teoria Geral da Administração”, considerado uma “bíblia” para os administradores.

O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa. Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572.

Ao final deste artigo conclui-se que existem três grandes correntes que influenciaram a moderna administração, sendo uma delas a família, a outra a organização da Igreja Católica e por fim as Organizações Militares em geral.

A revolução industrial não foi apenas um grande desenvolvimento tecnológico, mas também nos trouxe maior rapidez na produtividade do trabalho, originando novos comportamentos sociais e a importante consolidação da administração como área de conhecimento científico.