Quando ocorre o Tie-break no voleibol?

Perguntado por: ogaspar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Em caso de empate em sets por 1 a 1, o jogo é decidido no tie-break. O tie-break é um set mais curto, com duração de 15 pontos, que serve como desempate para decidir o vencedor da partida, já que não há empates no vôlei de praia.

De acordo com as regras, as partidas empatadas em 6-6 no set final passarão para um tiebreak e o primeiro jogador ou equipe a atingir 10 pontos com uma diferença de dois vencerá a disputa.

Em caso de empate em 2 sets a 2, será disputado o Set Desempate ou Tie-Break de 15 pontos.

No tie-break, o serviço deve ser atrás alternadamente de metade da quadra, com o primeiro sacador sacando da metade direita da quadra. O serviço deve passar sobre a rede e tocar a quadra de serviço diagonalmente oposta, antes do recebedor efetuar o retorno.

Vence o tie-break e, consequentemente o set, o atleta que fizer sete pontos primeiro, devendo necessariamente ter dois pontos de vantagem. Caso o empate persista em 6×6, os tenistas continuam jogando até que um deles consiga dois pontos de vantagem.

Jornal Nacional - Regra que permite pés no vôlei está perto de completar 20 anos.

E se você também estiver interessado na prática do esporte, saiba que chutar a bola de vôlei continua sendo errado e jogar com uma bola de futebol de campo não será nada legal, então, separamos aqui algumas opções que temos no nosso site para que sua prática seja feita com a bola correta!

Como funciona o tiebreak
Como vimos, para que um set seja finalizado, é preciso um jogador ter vencido seis games. Porém, se ambos os jogadores empatarem em 5 games contra 5, o jogo não será finalizado com seis games, já que o vencedor deverá ter dois pontos de vantagem contra o adversário.

15 pontos

No quinto set, o chamado tie-break, a equipe que alcança 15 pontos, com dois pontos de diferença adversário, vence.

Quando ocorre o tiebreak
Via de regra, em qualquer set, o jogador que faz seis games primeiro vence, porém, este deve ter ao menos dois games de vantagem sobre o adversário.

As regras oficiais de hoje definem que cada equipe deve ser composta por seis jogadores em cada time. Um time inicia a partida sacando e ao adversário é permitido que dê três toques na bola antes de devolvê-la. Ganha o jogo quem ganhar primeiro três sets, com 25 pontos cada um.

Uma partida de vôlei tem, normalmente, 5 sets, sem tempo definido. Cada set é terminado quando uma equipe alcança os 25 pontos, tendo 2 pontos de vantagem sobre a equipe adversária.

Segundo levantamento do site "Web vôlei", há registro de um set de 56 a 54, no jogo entre Korean Air Jumbos e Run & Cash, na Coreia do Sul, em 2013.

As posições dos jogadores de voleibol: Os seis titulares do vôlei são distribuídos nas seguintes posições: levantador, líbero, ponta esquerda e ponta direita, central e oposto.

Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção. Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.

Se um jogador levar um cartão amarelo no voleibol é ponto para a equipe adversária e a equipe perde a posse de bola também.

Somente os jogadores da linha de frente podem executar um bloqueio. Não é permitido bloquear um saque.

No momento do golpe de saque ou da impulsão para o “saque viagem”, o sacador não pode pisar na quadra, incluindo a linha de fundo. Após acertar a bola no ar, é permitido tanto pisar ou cair fora da zona de saque quanto dentro da quadra.

Porque ela não foi feita para ser chutada. Se isso acontecer, ele vai ficar deformada, cheia de calombos.

1) Líbero pode ser o Capitão da Equipe
A regra anterior não permitia ao Líbero ser o capital, alegando que o Líbero era sempre substituído, porém, esse argumento foi desconsiderado, visto que, um jogador regular capitão, também pode ser substituído.