Quando ocorre o sentimento de amor?

Perguntado por: iprates . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quando estamos apaixonados, nosso corpo produz uma série de substâncias químicas que fazem com que nos sintamos diferentes. A Dopamina, Feniletilamina, Oxitocina são as substâncias relacionadas às manifestações do amor.

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

De acordo com Klinjey, o amor só pode ser conquistado se antes tiver o respeito e admiração. Para a geração passada, o respeito era mais importante que o amor.

Uma paixão pode virar amor, assim como pode virar obsessão, ou virar... nada! Continuar paixão, assim mesmo, sem razão de ser, porém não menos importante. O amor também pode começar de uma hora para outra e continuar evoluindo e se firmando a cada gesto, a cada palavra do outro.

Amor é a experiência de se sentir conectado ou ligado a outra pessoa. Essa conexão inclui proximidade emocional ou intimidade. A luxúria, por outro lado, não vem com esse tipo de apego: é um sentimento impulsionado, principalmente, pelo desejo físico e está enraizado no momento.

As estruturas cerebrais envolvidas na paixão são a Amígdala e o Córtex pré-frontal. A amígdala é responsável pelos nossos sentimentos primitivos, como medo, raiva, euforia, tristeza.

Ocitocina, Dopamina, Adrenalina e Vasopressina, são disparados em 1/5 de um segundo para doze partes diferentes do cérebro, e juntos criam a sensação de amor. E o coração disparado? Tem explicação também! O coração, assim como o cérebro, está relacionado nesse complexo fenômeno do corpo humano.

Um amor verdadeiro é aquele onde o casal anda lado a lado e de mãos dadas pois sabe que estão em pé de igualdade e todos são protagonistas. Só sabe amar quem sabe se amar. Um amor verdadeiro deve começar dentro de nós mesmos e por nós mesmos. O amor de verdade é uma relação de cumplicidade e companheirismo.

O amor é lúcido, vê tudo o tempo inteiro e se chama amor justamente pela capacidade de amar os defeitos do outro e sentir um sentimento profundo pelo outro – seria o mais parecido à uma amizade verdadeira com muita empatia, acima de tudo. Amar outra pessoa, mas não ter coragem de deixar o parceiro.

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Fases de um relacionamento afetivo duradouro

  • Fase 1 - Paixão. Nessa fase ocorre o encontro de duas pessoas que idealizam a outra e sentem uma forte atração física, intelectual e afetiva. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.

Estudo atesta que é possível se apaixonar rapidamente
De acordo com um estudo feito em uma universidade dos Estados Unidos, se apaixonar pode levar um quinto de segundo.

Nesse sentido as palavras seriam equivalentes diferenciando-se apenas pela intensidade do sentimento. Será que a diferença entre os sentimentos resume-se à sua intensidade? Se considerarmos essa hipótese, a resposta à sua pergunta será: sim, é possivel amar ou apaixonar-se por uma pessoa em pouquíssimo tempo.

O primeiro namoro acontece geralmente na adolescência, fase da vida na qual as mudanças características da idade nos fazem experimentar sentimentos novos e intensos e que, portanto, transformam o primeiro amor na adolescência algo inesquecível, mesmo que de curta duração.

Já com relação à proximidade, o que acontece é que estar perto de alguém de quem gostamos faz com que nosso corpo produza mais dopamina, hormônio que nos dá a sensação de prazer. Quando estamos apaixonados, a simples lembrança do ser amado já faz com que o cérebro produza essa substância.

O amor

O amor é de todas as paixões a mais forte, pois ataca simultaneamente a cabeça, o coração e os sentidos. Aprendi que o sentimento do amor não é mais nem menos forte conforme as idades, o amor é uma possibilidade de uma vida inteira, e se acontece, há que recebê-lo.