Quando ocorre o equilíbrio?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Conforme exposto, um equilíbrio químico só ocorrerá: Se a reação for reversível; Quando a velocidade da reação direta for igual à da reação inversa; Se a reação ocorrer em ambiente fechado (no caso de gases).

O Estado de equilíbrio é um estado no qual não há fluxos de matéria ou de energia e não ocorrem mudanças de fase. Em um estado de equilíbrio, o sistema interage com a sua vizinhança por um longo período e nenhuma alteração ocorre no sistema.

Podemos afirmar que o equilíbrio químico foi atingido quando as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constantes e quando a velocidade da reação direta e da reação inversa são iguais.

Na Física são considerados dois tipos de equilíbrio, o equilíbrio estático que determinado pelo corpo em repouso, ou seja, com velocidade nula e o equilíbrio dinâmico em que corpo possui velocidade constante. Nos dois tipos de equilíbrio temos que a força resultante que atua sobre ele é nula.

Os principais fatores que causam esse deslocamento no equilíbrio químico são: concentração dos reagentes ou produtos participantes da reação, pressão e temperatura.

O Equilíbrio ocorre quando a taxa da reação direta é igual à taxa da reação inversa. Todas as concentrações de reagentes e produtos são constantes no estado de equilíbrio.

No cotidiano temos vários exemplos de reações que se encontram em equilíbrio químico, isto é, aquelas em que a taxa de desenvolvimento da reação direta é igual à taxa de desenvolvimento da reação inversa. Um exemplo que podemos citar ocorre em nosso estômago no momento em que ingerimos remédios.

Aumento da pressão: o equilíbrio desloca-se no sentido de menor volume; Diminuição da pressão: o equilíbrio desloca-se no sentido de maior volume.

Como exemplo de equilíbrio estático, podemos citar o que acontece com pontes, prédios e até mesmo uma pessoa. O centro de gravidade é a região onde se aplica a resultante das forças que agem sobre o corpo, ou seja, concentra a força de gravidade atuando sobre ele.

Equilíbrio é o estado de um corpo quando todas as forças que atuam sobre ele são nulas, ou seja, somadas as forças exercidas sobre esse objeto ou pessoa o resultado é sempre zero. Na física, para que um corpo esteja em equilíbrio deve se encontrar em repouso ou em velocidade constante.

O equilíbrio químico é caracterizado por velocidades iguais das reações direta e inversa. No equilíbrio químico, as concentrações de reagentes e produtos são constantes. Para o equilíbrio químico se estabelecer, o sistema deve ser fechado e a temperatura, constante.

Uma reação química atinge o equilíbrio quando as velocidades das reações direta e inversa se igualam, e as concentrações dos reagentes e produtos permanecem inalteradas.

Os equilíbrios químicos homogêneos são os que todos os participantes estão em um único estado físico, já os heterogêneos são os que possuem participantes sólidos.

Equilíbrio térmico é a condição em que um corpo encontra-se na mesma temperatura que suas vizinhanças. Observa-se que todos os corpos que se encontram em temperaturas mais altas que seus vizinhos tendem a ceder-lhes calor de forma espontânea até que ambos passem a apresentar a mesma temperatura.

O equilíbrio consiste em manter o centro de gravidade (CG) dentro de uma base de suporte que proporcione maior estabilidade nos segmentos corporais, durante situações estáticas e dinâmicas.

- Definições: equilíbrio é a capacidade de manter o corpo estável no espaço (importante para ficar em pé, andar, correr, movimentar, ao realizar os diversas práticas corporais); flexibilidade é quando há uma amplitude grande de movimentos (sua importância tem relação à saúde das pessoas, aos esportes e ainda evita que ...

EQUILÍBRIO: "É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.

Se a temperatura aumentar, haverá o deslocamento do equilíbrio no sentido da reação endotérmica, mas se ela diminuir, o deslocamento será no sentido da reação exotérmica.