Quando ocorre a predação?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

A predação ocorre quando um organismo mata e alimenta-se de seres de outra espécie. O animal que matou é chamado de predador, já o que serviu de alimento é a presa.

Exemplos de predatismo
Tubarão alimentado-se de uma foca. Serpente alimentando-se de um camundongo; Crocodilo alimentando-se de um gnu; Orca alimentando-se de peixes.

O canibalismo é um exemplo de relação intraespecífica desarmônica. Nessa relação um indivíduo da mesma espécie mata e se alimenta de outro. Quando ocorre a morte e a ingestão de organismos de espécies diferentes dizemos que houve uma predação.

RESUMO: O risco de predação é um dos fatores determinantes do forrageamento, pois não detectar um predador durante a busca por alimento pode acarretar na morte do indivíduo. Gerrídeos são insetos semiaquáticos para os quais já foi reportada diminuição das taxas reprodutivas em função do aumento no risco de predação.

Os predadores procuram ativamente e perseguem suas presas ou armam emboscadas. Diversas classes de animais possuem essa estratégia para obtenção de alimentos. São exemplos deste comportamento os leões e a maioria dos outros carnívoros terrestres, assim como muitos peixes.

Nesse tipo de interação, indivíduos de uma espécie (predadores) matam e se alimentam de indivíduos de outra espécie (presa). Um exemplo clássico de predatismo é o que ocorre entre leões e zebras e entre serpentes e ratos.

Os carnívoros são aqueles que possuem uma dieta baseada, seja exclusivamente ou principalmente, no consumo de carnes de outros animais. Eles fazem parte de vários grupos e podem ser achados entre os animais vertebrados e também entre os animais invertebrados.

Predador: mata a presa rapidamente e precisa de mais de uma presa para completar seu próprio ciclo de vida. Parasita: não mata o hospedeiro e usa um número variado destes para completar seu próprio ciclo de vida.

Nem leões, nem tubarões, nem o próprio ser humano e seus canhões: o maior predador da espécie humana é o mosquito.

O parasitismo é uma relação interespecífica em que um dos envolvidos é prejudicado. Nessa interação, um organismo (parasita) instala-se em outro (hospedeiro) com o objetivo de alimentar-se dele. O parasita pode instalar-se em seu hospedeiro tanto externa quanto internamente.

Seres humanos são os maiores predadores do planeta, mas nem sempre para se alimentar. Vários documentários sobre o mundo animal vendem a imagem de tubarões, onças, orcas e leões como sendo os grandes predadores do planeta.

O canibalismo geralmente é um mecanismo de controle da população (quando o alimento é limitado) ou uma forma de garantir o aporte genético (canibalismo sexual). Fêmeas de espécies de aves, canídeos e felinos que vivem em cativeiro, podem comer os filhotes em situações de estresse ou por desequilíbrio hormonal.

louva-a-deus

O canibalismo é uma relação em que um indivíduo mata e alimenta-se de outro de uma mesma espécie. Um exemplo bastante conhecido é o dos chamados louva-a-deus, cuja fêmea alimenta-se do macho antes, durante ou depois da cópula.

O mutualismo é uma relação ecológica interespecífica e harmônica em que todos os envolvidos são beneficiados com a interação. O mutualismo é uma relação ecológica que ocorre entre espécies diferentes e que beneficia todos os envolvidos na interação.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.