Quando ocorre a despolarização?

Perguntado por: mteles . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Despolarização e hiperpolarização ocorrem quando canais de íons da membrana se abrem ou se fecham, alterando a capacidade de um íon em particular entrar ou sair da célula.

A despolarização é a primeira fase do potencial de ação na Fisiologia Geral. Durante essa fase, ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula por meio de sua membrana por um processo de difusão simples.

O impulso nervoso é um sinal elétrico que proporciona a comunicação entre neurônios. Ele ocorre por meio de processos de polarização, despolarização e repolarização da membrana.

O impulso nervoso corresponde a uma corrente elétrica que se propaga pelos neurônios, graças a um processo de despolarização da membrana. Esse processo de despolarização ocorre mediante a estímulos e tem como função transmitir a outras células (nervosas, musculares ou glandulares) uma determinada informação.

A mudança da polarização que ocorre com a entrada do sódio é denominada despolarização. No entanto, esse íon é rapidamente expulso, mediante a ação da bomba de sódio, e a membrana retorna à sua polarização inicial, positiva na face externa e negativa na face interna.

Essa despolarização é causada por transientes iônicos através da membrana frente à estímulos que atinjam o limiar de excitabilidade da célula. Assim como no potencial de repouso, no potencial de ação também há um íon que “domina”, e esse íon é o Na+.

Significado de Despolarizado
adjetivo Que se despolarizou. Desorientado, desnorteado, por falta de ponto de referência. Variação de depolarizado. Etimologia (origem da palavra despolarizado).

Um potencial de ação possui três fases: despolarização, pico de ultrapassagem e repolarização. Existem dois outros estados do potencial de membrana relacionados ao potencial de ação. O primeiro é a hipopolarização, que precede a despolarização e o segundo é a hiperpolarização, que se segue à repolarização.

A passagem da corrente elétrica faz com que íons de cálcio sejam atraídos para dentro das células do coração, resultando em contração. Esse processo se chama despolarização elétrica. Ao fim do batimento, a repolarização culmina em um instante de repouso antes da próxima batida.

A despolarização é resultado da entrada de íons sódio e a repolarização é devido à saída de íons potássio.

Para que ocorra a *despolarização* é necessário que a célula receba um estímulo elétrico e com isso atinga o limiar de excitabilidade (é o valor de potencial de membrana necessário para que ocorra potencial de ação); ocorre a abertura dos canais de sódio dependentes de voltagem (inversão da polaridade).

COMPLEXO QRS: Corresponde a despolarização ventricular. A duração, medida entre o início e o término da deflexão varia de 0,06 s a 0,10 s. Denomina-se onda R qualquer onda positiva, e onda S qualquer onda negativa, desde que não seja a primeira onda do complexo (nesse caso, seria onda Q).

INTRODUÇÃO: O potencial de ação (PA) origina-se graças a uma perturbação do estado de repouso da membrana celular, com consequente fluxo de íons, por meio da membrana e alteração da concentração iônica nos meios intra e extracelular.

A polarização é um fenômeno que ocorre com as ondas eletromagnéticas, nas quais elas são selecionadas e divididas conforme a orientação de sua vibração. Essa propriedade consiste na orientação espacial dos vetores campo elétrico e campo magnético.