Quando o zero foi incluído no sistema indo Arábico?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Introdução na atualidade. A figura oca e oval que agora identificamos como o zero foi introduzida no mundo ocidental no século 13, pelo matemático Fibonacci. O especialista, então, adicionou o zero indo-árabe em seu texto Liber Abaci, publicado em 1202.

História. Refere-se que a origem do zero somente ocorreu em três povos: babilônios, hindus e maias. Na Europa, a definição do símbolo zero ocorreu durante a Idade Média, após a aceitação dos algarismos arábicos, que foram divulgados no continente europeu por Leonardo Fibonacci.

Segundo Aristóteles, não era possível dividir por 0 e obter um resultado significativo; portanto, o sistema grego se baseava em nove números – sem zero. Os romanos não usavam algarismos para cálculos, por isso não precisavam de um zero para determinar uma casa ou manter uma coluna vazia.

Concluímos, então, que a resposta à pergunta “Quem inventou o zero?” é a seguinte: os babilónios inventaram o primeiro símbolo do zero, os gregos foram os primeiros a compreender o conceito de zero e os indianos utilizaram o zero pela primeira vez como número de pleno direito.

As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo. Os pastores soltavam seu rebanho pela manhã e contavam esses animais através de pedrinhas que eram colocadas num saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha.

Pelo que se sabe, o termo “zero” vem do sânscrito (que representava o vazio como shunya), posteriormente traduzido para o árabe como sifr. Depois, ele ingressou nas línguas latinas por meio do italiano, que o chama de “zero” assim como no português.

Foi o único jeito simples de dizer que o numeral zero NÃO É UM NÚMERO NATURAL, pois sozinho ele não indica uma quantidade, e também não é negativo pois também não indica uma quantidade negativa.

Dizemos que o antecessor de um número é aquele que é imediatamente anterior a ele. Por exemplo, o número 3 é antecessor de 4; 2 é antecessor de 3; 1 é antecessor de 2; 0 é antecessor de 1 e o 0 não possui um antecessor natural.

Alcino Júnior, mais conhecido como Zero, é um streamer, criador de conteúdo e cantor. Ele foi um dos novos jogadores de Ordem Paranormal: Calamidade, interpretando Theodore Bagwell, um dos Marcados do lado de Kian.

quando , tem-se que seja elevado a soma de , ou seja o próprio , ficando então como resultado . logo o único número que pode ser multiplicado por para que o resultado seja é 1. Então por definição, qualquer número elevado a 0 é igual a 1.

Os números romanos utilizavam as letras I, V, X, L, C, D, M na representação dos seguintes valores: 1, 5, 10, 50, 100, 500, 1000, respectivamente. O interessante desse sistema de numeração é a ausência de uma letra relacionada ao número zero.

desde a sua criação, esse sistema de numeração jamais contemplou o número zero; um algarismo romano não pode ser repetido lado a lado mais de três vezes; a partir do número 4.000, utiliza-se um traço acima das letras, que significa a multiplicação por mil.

Zero. O número 0 (zero) não tinha uma representação própria em números romanos, mas a palavra nulla (nenhum em latim) foi usada na Idade Média para, por exemplo, o cálculo da Páscoa em lugar do Zero.

O googolplex é 10googol. E tem ainda o googolplexian: 10googolplex.