Quando o Zé Leôncio morre?

Perguntado por: dourique . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

A morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) é o grande acontecimento do último capítulo de Pantanal. O fazendeiro tem um final trágico após o casamento com Filó (Dira Paes). Após sentir alguns sintomas estranhos, ele se recusou a fazer todos os exames.

As duas horas de novela não foram suficientes para a Globo exibir todo o final de Pantanal. Na última hora, a direção da trama cortou uma importante sequência envolvendo a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira).

A cena em que o Velho do Rio (Osmar Prado) encontra José Leôncio (Marcos Palmeira) e passa o bastão de guardião do bioma para o filho foi feita sem ensaio. O momento emocionante foi uma das últimas sequências do final de Pantanal e, segundo Marcos Palmeira, o roteiro chegou em cima da hora para ele e Osmar Prado.

José Leôncio (Marcos Palmeira) vai bater as botas no último capítulo de Pantanal. Após ter dado inúmeros sinais de que não está nada bem de saúde, o fazendeiro morrerá com dores intensas no coração.

Emoção marca final de 'Pantanal': José Leôncio morre e assume o lugar do Velho do Rio; veja todos os desfechos.

No último capítulo de “Pantanal”, Filó (Dira Paes) herdará sina de José Leôncio (Marcos Palmeira) depois que ele morrer. O fazendeiro finalmente encontrará o pai (Osmar Prado) e se transformará no novo Velho do Rio. Após alguns anos, José Leôncio aparecerá andando com os netos pela fazenda.

Impossível não ter se emocionado com o final de “Pantanal”, novela das 9 que teve seu último capítulo exibido nesta sexta, dia 7/10. O tão aguardado reencontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), aconteceu nos minutos finais da novela e foi uma sequência de arrancar lágrimas.

Vaqueiro de Profissão — Jair Rodrigues
O personagem José Leôncio, um fazendeiro do Pantanal, vivido por Renato Góes na primeira fase da novela, tem como sua música tema Vaqueiro de Profissão, de Jair Rodrigues. A canção fez parte também da trilha sonora de outro sucesso global, a novela O Rei do Gado, de 1996.

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.

No último capítulo da versão original de Pantanal, o Velho do Rio finalmente tem seu esperado encontro com José Leôncio. Ali, a entidade explica por que ficou tanto tempo ausente e que a função do rei do gado agora é ser o novo Velho do Rio, para que ele "possa descansar".

A lança fura o vilão, que vai para a beira do rio e acaba sendo puxado por uma sucuri. A cobra é o Velho do Rio transformado, que acaba com o crápula. Ensanguentado, ele é atacado por um cardume de piranhas famintas.

José Lucas e Irma
Zé Lucas engata um romance com Irma, assim como vem acontecendo na versão atual, e assume o filho dela. No capítulo final, o filho deles conta ao Velho do Rio que o peão virou vereador e que "não para mais em casa". "É assim mesmo e no futuro vai ser pior.

A verdade vem à tona no momento em que Tadeu e Zefa (Paula Barbosa) vive um romance atribulado depois que a empregada vai embora, já que o rapaz se nega a casar com ela, após levar a moça para a cama. Mas ele acaba apoiando a amada quando ela conta ter sido vítima de assédio de outro homem.

Em cenas que estão previstas para irem ao ar a partir da próxima em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) ficará devastado com o desaparecimento misterioso de Zé Lucas (Irandhir Santos) que foi baleado por Solano (Rafa Sieg) na noite anterior. Mais detalhes aqui.

Tenório quer matar José Leôncio
Tenório não é nenhum inocente e planejou matar não só o vizinho, mas promover um mar de sangue.

José Lucas (Irandhir Santos) ficará entre a vida e a morte após ser baleado por Solano (Rafa Sieg) em Pantanal. O desaparecimento do primogênito deixará José Leôncio (Marcos Palmeira) em pânico na novela das nove da Globo.

José Leôncio (Marcos Palmeira) vai morrer e assumir o posto de Velho do Rio em Pantanal. O "rei do gado" da novela das nove da Globo encarnará a entidade interpretada por Osmar Prado após reencontrar o pai pela primeira vez depois de sua morte.

Texto final de Benedito Ruy Barbosa
A novela terminou com um texto escrito e declamado por Benedito Ruy Barbosa, autor da trama exibida pela TV Manchete, em 1990, numa alusão clara às memórias que Bruno tem da história original, que foi tema de um aniversário de sua infância.

“Os filhos, dos filhos, dos filhos, dos nossos filhos verão”. Crianças, que acompanham o remake da novela “Pantanal” junto de seus pais, ouvem de segunda a sábado, às 21 horas, a mensagem da música de Marcus Viana, cantada na voz de Maria Bethânia, que diz sobre o mundo que as futuras gerações encontrarão.

Amor de Índio

Lançada em 1978, a música 'Amor de Índio' tem composição de Beto Guedes, mas ficou conhecida na voz de Milton Nascimento. Na novela ela é usada para ser tema dos personagens Juma, interpretada por Alanis Guillen, e Jove, personagem de Jesuíta Barbosa.

'Pantanal': Velho do Rio será salvo por Eugênio após ficar entre a vida e a morte; veja como.

Continuar lendo Como se Leôncio morre?