Quando o xote foi criado?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 10 votos

O xote é uma dança de salão, semelhante à polca, mas com andamento mais lento. Surgiu na Alemanha e se espalhou pela Europa chegando ao Brasil em meados do século XIX, onde animava os salões aristocráticos.

Luiz Gonzaga

As músicas são tocadas em rabecas ou violas, junto com o pandeiro e o triângulo, e vocalizadas por uma banda. Imortalizado pelo compositor Luiz Gonzaga, o xote nordestino tem uma cadência binária ou quaternária, tocada em marcha rápida.

O xote tornou-se uma dança típica do Nordeste do Brasil. É tocado por uma banda composta principalmente de sanfona, pandeiro e triângulo.

O xote é uma dança de salão, semelhante à polca, mas com andamento mais lento. Surgiu na Alemanha e se espalhou pela Europa chegando ao Brasil em meados do século XIX, onde animava os salões aristocráticos.

Alguns estilos de xote: Xote-carreirinho: estilo comum no Paraná e Rio Grande do Sul, com coreografia próxima à da polca dançada pelos colonos alemães no Brasil, e tradicionalmente tocado com gaitas. Xote-duas-damas: variante de xote, dançado do Rio Grande do Sul, na qual o cavalheiro dança acompanhado de duas damas.

O ritmo possui andamento médio para lento. O xote é pautado normalmente em compasso dois por dois. E possui repertório consagrado em tonalidade – maior e menor.

O xote acabou se tornando um misto de ritmos, como a salsa, a rumba e o mambo, e é muito dançada em todo o Brasil. Os xotes são compostos com o pandeiro e o triângulo, e vocalizadas por uma banda, e pode ser dançado por casais, ou até mesmo por duas mulheres.

O Xote é uma dança mais calma, em que reina a sedução, enquanto o Baião, mais agitado, é mais animado. Os passos fundamentais dessas danças foram os denominados: Passo Básico Lateral, Passo Básico Frente e Trás, Abertura e Troca de Lugar com Giro.

em 1930

O forró surgiu em 1930, no nordeste brasileiro e se tornou popular em meados dos anos 1950. Esse estilo musical surgiu por criatividade do poeta, compositor e cantor Luiz Gonzaga, que nasceu em 1912 e faleceu em 1989. O artista apresentava o forró por meio de três instrumentos: sanfona, zabumba e triângulo.

O que é Xote:
Ritmo nordestino do gênero "forró". Este ritmo é o mais romântico e sua dança é a de mais fácil aprendizado. O xote tem suas origens em um ritmo escorcês (Schottish) trazido pelos colonizadores e alterado no decorrer da história até tomar a forma conhecida atualmente.

O xote-inglês era uma dança de salão muito em voga nas cidades brasileiras no final do século XIX. Suas melodias chegaram até os meios rurais, principalmente no Rio Grande do Sul, onde possuía algumas variantes. Xote e polca foram expulsos dos bailes de gente ilustre, mas continuam vivos nas alegrias do povo.

O xote é um ritmo mais lento, para se dançar a dois, de origem alemã, mas que se radicou no Nordeste e mistura os passos de valsa e de polca.

O Xote é dança de origem húngara e foi trazido para Bragança pela aristocracia da época, ganhando no local novos manejos coreográficos tipicamente regionais. Conquistou peculiaridade e fama pelo jeito bragantino de ser dançado.

A dança do xote carreirinho é caracterizada por movimentos rápidos e enérgicos dos pés, com passos curtos e ágeis. Os dançarinos geralmente se movimentam em pares, com homens e mulheres interagindo e executando uma coreografia sincronizada.

Um dos ritmos do forró, o xaxado surgiu em Pernambuco na segunda década do século 20, executada originalmente apenas por figurantes masculinos. É possível que remonte aos gritos de guerra dos cangaceiros e que tenha sido difundido no Nordeste brasileiro pelo bando de Virgulino Ferreira, o Lampião.

Como o forró tornou-se conhecido
O estilo musical foi efetivamente divulgado com a migração nordestina para outros estados do Brasil, principalmente nas décadas de 1960 e 1970, sendo hoje conhecido em todo o país.

Luiz Gonzaga

O Gênero musical “Baião” criado por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira no final dos anos 40 surge como elemento inovador da música popular, dentro do contexto de afirmação da cultura brasileira como sendo uma música dançante do povo nordestino, o gênero se expandiu a partir do Rio de Janeiro conforme aponta NAPOLITANO (p ...

O gênero musical que toma conta das festividades juninas engloba outros ritmos, como o baião, o xote, e o xaxado. Mas você sabe a diferença entre eles? O xote é um ritmo mais lento, para se dançar a dois, de origem alemã, mas que se radicou no Nordeste e mistura os passos de valsa e de polca.