Quando o WhatsApp popularizou no Brasil?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

No mesmo ano, em 2009, o WhatsApp foi disponibilizado em território brasileiro. Inicialmente, apenas usuários da Apple poderiam utilizar o app. Com a disponibilização em outros sistemas, a popularização do WhatsApp ganhou força e hoje ele conta com uma base de 120 milhões de usuários no país.

O Brasil é o segundo país que mais utiliza o WhatsApp, perdendo apenas para a Índia: o país asiático conta com 82% de usuários ativos com linhas móveis (dados da Statista). Além disso, o comunicador instantâneo também é popular na Indonésia, Rússia e países da America Latina.

Nossa missão. O WhatsApp começou como uma alternativa ao SMS. Nosso produto agora oferece suporte ao envio e recebimento de uma variedade de mídias: texto, fotos, vídeos, documentos e localização, assim como chamadas de voz.

É mais um passo para a empresa se tornar onipresente nas comunicações - vale lembrar, o WhatsApp lançou conversas em vídeo em 2016, e chamadas de áudio em 2014.

O Instagram é distribuído através da Apple App Store, Google Play e Windows Phone Store. O suporte foi originalmente disponível apenas para o iPhone, iPad e iPod Touch; em abril de 2012 foi adicionado suporte para Android's com câmera.

Quer saber quais redes sociais usadas pelos brasileiros também são populares ao redor do mundo? Confira abaixo as redes sociais mais usadas em 2022, segundo o Statista: Facebook: 2,9 bilhões de usuários.

2009. Criado em 24 de fevereiro de 2009, o WhatsApp foi lançado para aparelhos Android e iPhone. Em dezembro daquele ano veio a primeira grande inovação do app, o compartilhamento de fotos e vídeos. Hoje é um recurso tão comum, tão presente no nosso dia a dia, que nem lembramos mais como era antes.

Existem alguns motivos que levam os norte-americanos a não utilizarem o WhatsApp. Um dos principais é a cultura do SMS. Grande parte da população dos EUA possui planos de telefonia móvel que abrangem SMS gratuitos, então eles já estão acostumados com a ferramenta que está disponível para todos os celulares.

Apesar de bem detalhado, o estudo não revela em quais países especificamente os aplicativos não funcionam. No entanto, é possível observar quais territórios contam com políticas mais rigorosas de controle da liberdade de expressão ne internet. Entre eles estão: China, Síria, Irã, Etiópia e Uzbequistão estão no top 5.

Alguns países não permitem o uso do WhatsApp por causa de questões políticas e de segurança, como é na China e na Coréia do Norte, e já aconteceu em Cuba.

Ainda em 2015, o WhatsApp liberou as chamadas de voz para seus usuários. A versão passou a permitir que fossem realizadas ligações de graça utilizando o aplicativo conectado à internet (Wi-Fi ou 3G/4G).

O nome é a junção do termo “What's up?”, que significa algo como “o que está havendo?” ou “o que está rolando?”. Além disso, para escolher o nome do programa, eles aproveitaram a sonoridade da palavra “app”, que soa similar a “up” (para cima) e é a abreviação de “application program” (aplicativo).

Os recursos presentes no WhatsApp mudaram a forma com que as pessoas se comunicam. Hoje em dia, o mensageiro permite enviar, além de texto, também imagens, vídeos, documentos, áudio, localização e mensagens de voz.

O WhatsApp bateu recorde de chamadas por voz e por vídeo na véspera do Ano Novo. Foram 1,4 bilhão de ligações ao redor do mundo durante a virada de 2020 para 2021, de acordo com o Facebook, dono do aplicativo de mensagens.

Facebook anuncia compra do WhatsApp por US$ 19 bilhões.

O WhatsApp recebeu uma atualização para Android e iPhone (iOS) que permite enviar arquivos em PDF para os contatos. Anteriormente, só era possível enviar imagens, vídeos, contatos e mensagens de áudio. Os usuários podem notar um novo ícone no menu de compartilhamento, batizado de “Documento”.

O Facebook chegou ao público brasileiro em 2007, quando recebeu suporte à língua portuguesa. Em 2011, a empresa abriu seu primeiro escritório no Brasil, localizado em São Paulo.