Quando o vizinho não deixa rebocar parede?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

É importante enfatizar, não se deve entrar a força no imóvel do vizinho para realizar os devidos reparos, procure um Advogado especialista em direito Civil, para que seu caso seja analisado e os procedimentos sejam determinados judicialmente, dentro dos regulamentos.

Muro de divisa é um muro que é feito rente à linha de divisa do terreno. Esse muro demarca e delimita o terreno de uma área privada ou pública.

Qualquer dos confinantes pode altear a parede divisória, se necessário reconstruindo-a, para suportar o alteamento; arcará com todas as despesas, inclusive de conservação, ou com metade, se o vizinho adquirir meação também na parte aumentada. Art.

É de responsabilidade do proprietário a edificação, a conservação e a manutenção do seu imóvel, e em que pese a parede do objeto do imbróglio seja do lado externo, o muro é de propriedade do associado, logo é sua responsabilidade. Sendo assim, o muro inacabado deverá ser finalizado com seus devidos acabamentos.

Se a parede que vc construiu faz divisa com o vizinho, sim, é seu dever fazer o emboço, caso a parede esteja afastada do muro, seu vizinho não tem direito algum para exigir que vc termine o emboço.

O dispositivo estabelece prazo decadencial de um ano para que o proprietário afetado pela construção irregular (art. 1.301) possa pedir o desfazimento da obra.

3. No caso de terrenos planos ou não enquadrados no item anterior, os muros de divisa, na faixa de recuo de frente, não poderão ultrapassar a altura de 3,00m em relação ao perfil natural do terreno, ressalvados os casos previstos no item 5.1.

O Código Civil Brasileiro em seu art. 1301 e seu §1º é que disciplina tal assunto; veja-se na integra: “É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho.

Primeiramente, entenda que os marcos divisórios de uma construção (muros, cercas, tapumes, valas, dentre outros) são na maioria das vezes, de ambos os vizinhos. Dessa forma, o vizinho poderá utilizar o muro para sua construção mediante a autorização do outro vizinho, desde que os marcos divisórios pertençam a ambos.

A resposta é sim.

Você conhece as Regras sobre os muros de divisas entre vizinhos? Os muros são de responsabilidade de ambos os vizinhos, tanto para a construção quanto para a conservação, segundo o Código Civil, artigo 1.297, parágrafo 1º.

Pode-se partir para uma ação judicial ou realizar uma denúncia. No caso de envolver a Justiça, o condomínio precisa agir rapidamente enquanto a obra irregular do vizinho ainda está sendo feita. É possível entrar com uma ação de nunciação de obra nova.

Qual o objetivo do direito de vizinhança?

  • árvores limítrofes;
  • passagem forçada;
  • passagem de cabos e tubulações;
  • águas;
  • limites entre prédios;
  • direito de tapagem;
  • e direito de construir.

Qualquer dos confinantes pode altear a parede divisória, se necessário reconstruindo-a, para suportar o alteamento; arcará com todas as despesas, inclusive de conservação, ou com metade, se o vizinho adquirir meação também na parte aumentada.

De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, rebocar outro veículo com cabo flexível ou corda, salvo em casos de emergência, é infração média, a multa é de R$85,00 e o motorista do carro pode ganhar cinco pontos na carteira de habilitação. CTB, art.

Fazer um reboco bem feito na parede é uma etapa importante da sua obra ou reforma, já que garante a impermeabilização do local e evita infiltrações no futuro. Além disso, um reboco bem estruturado protege o local contra rachaduras e mofos.

“Se a pessoa encontrar rachaduras ou danos na estrutura da casa em decorrência do empreendimento, deve obter um laudo que comprove isso e entrar com uma ação contra os responsáveis. Em casos mais urgentes, esse documento pode ser emitido até pelo Corpo de Bombeiros”, afirma.