Quando o VHS é preocupante?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Resultado de VHS maior que 100mm/h geralmente está associado a infecção, câncer ou doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, nesta ordem. Nestes casos, a taxa de falso-positivo é muito pequena, e a especificidade do teste é elevada.

Se tiver uma VHS moderadamente elevada, você provavelmente tem uma inflamação dolorosa que gostaria de reduzir e que é possível controlar com dieta e exercícios. Também é necessário ver se há outras condições que estejam causando a elevação consultando um médico. Pode ser preciso testar a VHS com o tempo.

O procedimento mede a velocidade da separação entre os glóbulos vermelhos e o plasma - parte líquida do sangue - pela ação da gravidade em um período de tempo de uma hora. Alterações no índice de referência indicam quadros inflamatórios ou infecciosos e uma série de doenças.

O VHS mede quanto tempo leva para os glóbulos vermelhos se depositarem no fundo de um recipiente, separados do soro do sangue. O exame é dado em mm/h, geralmente medido em 1 hora e em 2 horas. Isso significa que o laboratório vai deixar o recipiente com o sangue (não-coagulado) parado.

Atualmente é utilizada como critério laboratorial para o diagnóstico da polimialgia reumática (> 40 mm 1a hora), na avaliação de pacientes com suspeita de arterite temporal, como indicador da atividade da artrite reumatóide e lupus eritematoso sistêmico, e no acompanhamento terapêutico destes pacientes.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

O uso de medicamentos como antiinflamatórios não hormonais em altas doses e corticosteróides também diminui a VHS. Este fato tem maior relevância quando o teste é utilizado para verificar a atividade de doenças inflamatórias do tecido conjuntivo, nas quais estes medicamentos são usados com freqüência.

As situações que normalmente aumentam o VHS são infecções virais ou bacterianas, como gripe, sinusite, amigdalite, pneumonia, infecção urinária ou diarreia, por exemplo.

A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame conhecido como taxa de sedimentação, realizado a partir da coleta de uma amostra de sangue, que avalia quanto tempo os glóbulos vermelhos levam para se separarem do plasma – parte líquida do sangue – e se depositarem no fundo do recipiente.

A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame utilizado como marcador de resposta inflamatória, sendo um teste simples e de baixo custo que tem sido realizado há mais de meio século. O exame de velocidade de hemossedimentação (VHS) mede a distância em que os eritrócitos caem durante 60 minutos em um tubo vertical.

O procedimento mede a velocidade da separação entre os glóbulos vermelhos e o plasma – parte líquida do sangue – pela ação da gravidade em um período de tempo de uma hora. Alterações no índice de referência indicam quadros inflamatórios ou infecciosos e uma série de doenças.

A técnica exige que o tubo com a amostra de sangue seja mantido exatamente na vertical e permaneça em repouso pelo menos durante uma hora. A leitura é dada pela altura da coluna de plasma, no limite de separação com as hemácias sedimentadas.

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

Valores de referência do exame de fator reumatoide
São eles: Normal ou não reagente: menor que 20 UI/mL; Fracamente reagente ou fracamente positivo: entre 21 e 79 UI/mL; Reagente ou positivo: igual ou maior que 80 UI/mL.