Quando o útero não aguenta o peso do bebê?

Perguntado por: efurtado3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

A insuficiência istmocervical (IIC), também conhecida como incompetência istmocervical, é a dificuldade do colo do útero em suportar o peso da gravidez, dilatando antes do tempo e resultando em aborto tardio ou parto prematuro.

Atualmente existe consenso de que deve estar com 20 milímetros entre a 22a e a 24a semanas. O segundo grupo de mulheres que têm recebido a indicação de cerclagem são as grávidas de múltiplos. A cerclagem é realizada entre a 14a e a 16a semanas da gestação.

Mas o procedimento custa em média R$ 15 mil e ela não tem condições de arcar com os custos, por isso, está tentando a cirurgia gratuita pelo Hospital das Clínicas, na capital paulista.

O Utrogestan é utilizado para suplementar a quantidade de progesterona do organismo nos casos em que ocorre deficiência da produção desse hormônio pelos ovários. Muitas mulheres fazem uso desde medicamento por indicação de um médico para reter abortos involuntários causados pela deficiência de progesterona.

Oleaginosas (linhaça, castanha, nozes, amêndoas, macadâmia, gergelim e chia); Óleo de coco; Ovos.

As causas do prolapso uterino
Esse enfraquecimento pode ser resultado pela gravidez, parto de um bebê grande, excesso de peso, tosse crônica ou até mesmo a elevação de peso repetida durante a vida.

Quais são os sintomas de um colo do útero fraco?

  1. Pressão na vagina (canal vaginal)
  2. Sangramento ou manchas de sangue.
  3. Dor no ventre ou dor lombar.
  4. Saída de secreção (líquido) da vagina.

O procedimento é realizado logo após o terceiro mês de gestação e é feito sob anestesia geral.

Após a realização da cerclagem é necessário permanecer em repouso por longos períodos durante toda a gestação e ficar em abstinência sexual. Este contexto pode ser muito estressante para a mulher e para toda a sua família.

Após a cirurgia, o risco de aborto ou parto prematuro diminui, mas não desaparece. “Por isso, é indicado repouso físico e acompanhamento médico até o parto, que ainda assim pode ser normal ou por cesárea”, afirma Macoto.

A cerclagem é uma pequena cirurgia realizada em hospital via vaginal em que o médico costura ? o colo uterino da mamãe para tentar mantê-lo fechado. A cirurgia normalmente é rápida e costuma manter a mamãe de 1 a 2 dias no hospital e até 5 dias de atestado.

Segundo o documento, a taxa de sucesso da cerclagem eletiva, aquela que é feita antes de a mulher entrar em trabalho de parto, é de 90%. Já na de emergência, 50%. Mesmo assim, o risco de prematuridade para os bebês dessas mulheres é de 30%.

O procedimento da cerclagem uterina costuma ser realizado logo após o terceiro mês de gestação e é feito sob anestesia geral.

Utrogestan® é indicado para o tratamento de:
Distúrbios da ovulação relacionados à deficiência de progesterona, como dor e outras alterações do ciclo menstrual, amenorréia secundária (ausência de menstruação) e alterações benignas da mama; Insuficiência lútea (diminuição de progesterona na segunda fase do ciclo);