Quando o uso da internet pode ser considerado um vício?

Perguntado por: agil . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Por ser algo comportamental, ligado a um hábito, o vício em internet pode ser difícil de ser diagnosticado. Para ser enquadrado como vício, o comportamento precisa de seis critérios mantidos por, ao menos, seis meses: excesso, mudança de humor, indulgência, abstinência, conflito e recaída.

Sendo assim, podemos dizer que o vício é o desejo incessante do corpo por uma substância ou atitude compulsiva, o que causa uma busca exagerada por isso. Além disso, pessoas viciadas em algo não são capazes de parar com essa atitude, nem se afastar do objeto.

Entre as causas mais reconhecidas da dependência das redes sociais se encontra a baixa autoestima, a insatisfação pessoal, a depressão ou hiperatividade e, inclusive, a falta de afeto, carência que muitas vezes os adolescentes tentam preencher com os famosos likes.

As causas que podem levar um indivíduo a uma dependência das novas tecnologias, podem ser divididas em factores individuais, familiares e sociais. Existe uma associação frequente de determinadas patologias psiquiátricas com estas dependências nas novas tecnologias.

Veja aqui os sete maiores riscos que as crianças correm na Internet:

  • Bullying virtual. ...
  • Predadores virtuais. ...
  • Publicação de informações privadas. ...
  • Phishing. ...
  • Vítimas de golpes. ...
  • Download acidental de malware. ...
  • Postagens que podem se voltar contra seu filho no futuro.

Internet: a dependência a internet chega a ser comparável ao álcool e drogas, já que tem efeitos tão graves quanto. Chamado de Transtorno do Vício em Internet, já afeta mais de 50 milhões de pessoas no mundo e seu efeito maior é afastar as pessoas da realidade, fazendo-as perderem o interesse na vida.

Existem muitos fatores que levam uma pessoa a desenvolver um vício: desequilíbrio emocional, necessidade de ser aceito, baixa autoestima, insegurança, busca por status ou influência do comércio e da mídia.

“O celular ativa continuamente o Sistema de Recompensa, estrutura do cérebro que recebe toda atividade prazerosa. Esse estímulo constante é o que gera dependência, em um processo similar à atuação de drogas ilícitas”, diz o psicólogo e professor da Uninter, Ivo Carraro.

Uma forma de prevenir ou reduzir o vício da internet é definir regras de utilização do computador ou de outros equipamentos. É fundamental conversar com o seu filho no sentido de chegar a um consenso sobre o uso da rede, tanto em casa como no exterior. O acesso à web é difícil de controlar diariamente.

Além disso, como para a maioria das pessoas o smartphone é uma extensão do próprio corpo, já existe uma palavra que define o medo de ficar sem o celular: nomofobia (do inglês “no mobile phobia”).

De acordo com ela, a compulsão por redes sociais é um tipo de vício comportamental em que a pessoa deixa de fazer suas atividades diárias para ficar conectado às redes sociais, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como alimentação, trabalho, estudos, vida social e, em alguns casos, até higiene pessoal.

O vício se inicia quando se torna frequente a busca por tais elementos de prazer, caracterizando o aumento gradativo até chegar em níveis de consumo excessivo. Outro indício é quando se percebem sinais de abstinência, situações nas que há prejuízos emocionais ou físicos na ausência do consumo.

Afinal, o que é nomofobia? Nomofobia é o medo irracional de estar sem celular ou aparelhos eletrônicos no geral. Ela está relacionada ao vício em outras tecnologias como computadores e videogames. Ou seja, quanto maior a dependência digital, maior a fobia.

A heroína é uma droga opióide desenvolvida a partir da morfina. É considerada, segundo diversos especialistas, a droga mais viciante de todas. Em um primeiro momento, ela causa uma sensação intensa de prazer e euforia, fazendo com que o indivíduo se adapte a esse cenário rapidamente.

A cocaina é vício compensatório neuroquimico (induzido), por isso é mais difícil de parar.

1. Heroína. Os especialistas consultados por Nutt e sua equipe situaram a heroína como a droga mais viciante e lhe deram uma pontuação de 3 em 3. A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório.

Quais são os principais riscos aos quais os seus filhos podem estar expostos?

  1. Cyberbullying. Também conhecido como assédio virtual, esse é um novo tipo de agressão que vem se tornando comum no meio digital. ...
  2. Exposição indevida de dados privados. ...
  3. Download de arquivos maliciosos. ...
  4. Sextorsão.

1. Abuso sexual de crianças e adolescentes na Internet: são todas as formas de abuso realizadas através da internet. 2. Cyberbullying/Assédio virtual: violência praticada com o objetivo de agredir, perseguir, ridicularizar e/ou assediar.

Quais são os tipos de ameaças virtuais? Entre os diversos tipos de ataques e ameaças que existem atualmente, normalmente os que mais acontecem são: roubo de senha, engenharia social e vírus.