Quando o triglicérides é preocupante?

Perguntado por: alessa2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Todos nós possuímos triglicerídeos e isso é normal. Devemos nos atentar quando se encontra acima do valor de referência de 150ml/dL em jejum, pois está atrelado à formação da placa de gordura nos vasos do coração, podendo acarretar doenças cardiovasculares, como o infarto.

Quando o triglicerídeos alto não é tratado, há um maior risco de desenvolvimento e complicação de doenças, como esteatose hepática, pancreatite, cirrose, e as cardiovasculares, como infarto.

Quais os sintomas de triglicerídeos alto? Pessoas com triglicerídeos alto não apresentam sintomas. Por isso, é importante realizar exames de sangue periodicamente, sendo esse o único jeito de saber o nível de triglicerídeos.

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.

4 dicas para baixar os triglicerídeos alto

  1. Faça atividades físicas.
  2. Diminua o consumo de gorduras.
  3. Diminua o consumo de carboidratos simples.
  4. Aumente o consumo de Ômega 3.

Os principais representantes da farmacologia para triglicerídeos são o ácido nicotínico e os fibratos, que agem diminuindo os níveis de triglicérides no organismo. É importante ressaltar que nenhum tratamento deve ser iniciado sem orientação médica, isso pode acarretar consequências graves e até mesmo irreversíveis.

Embora ambos sejam gorduras, os triglicerídeos são um de um tipo distinto, que compõe a molécula do colesterol de densidade muito baixa, o VLDL. A taxa considerada de risco é acima de 150 mg/dL em jejum. Esse, então, é o nível de triglicerídeos alto, de acordo com os parâmetros aceitos para uma pessoa adulta.

Em casos mais graves, onde o triglicerídeos alto chega a 400-500, o corpo está propício a desenvolver inflamação do pâncreas (pancreatite), por exemplo, que requerem tratamento agressivo. Os principais fatores que aumentam os níveis de triglicerídeos são a ingestão de gordura, doces e álcool.

A alimentação diária de quem sofre com o triglicérides elevado pode contar com o consumo moderado de ovos, na forma cozida ou de omelete. Entretanto, os ovos fritos devem ser evitados nas refeições dessas pessoas, isso porque o óleo e a manteiga contribuem para o aumento dos níveis de triglicerídeos no sangue.

Consumir sempre carne magra e evitar produtos que contenham muito teor de gordura como o fast-food. Em relação aos embutidos, são um dos principais inimigos para a saúde nesta batalha contra os triglicérides alto. Coma frango ou peru, deixar o salame, a mortadela etc., para ocasiões especiais.

Em excesso, os triglicérides causam infarto, AVC, pancreatite e outros problemas. Saiba como evitar, diagnosticar e tratar esse problema silencioso. Em consultas de rotina, é comum que médicos solicitem a avaliação de triglicérides, que pode ser feita a partir de exames de sangue.

Se você costuma consumir mais calorias do que queima, principalmente calorias de carboidratos e gorduras, pode ter triglicérides elevados. Mas, com frequência, ter triglicérides alto é um sinal de problemas de tireóide, diabetes mal controlada, doença renal ou hepática.

Quanto maior o nível de triglicerídeos no sangue, maior a probabilidade de o paciente desencadear doenças como: pancreatite (inflamação do pâncreas), esteatose hepática (gordura no fígado), aterosclerose (placas de gordura nos vasos sanguíneos) e até mesmo derrame cerebral (AVC).

5 – Consuma diariamente leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja e fava) no almoço e no jantar. Esses grãos possuem componentes que auxiliam a reduzir o nível de triglicérides no sangue. 6 – Introduza cereais integrais (aveia, trigo, centeio, cevada e milho) em sua alimentação diária.

Veja abaixo a lista de alguns chás naturais para regular o triglicerídeos:

  • Chá preto.
  • Chá de sala.
  • Chá de canela.
  • Chá verde.
  • Chá de cúrcuma.