Quando o trabalho te faz adoecer?

Perguntado por: rveloso7 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior.

O local de trabalho, ou a própria tarefa em si, pode desencadear quadros estressantes. As razões são várias como carga excessiva, pressões diárias, diferenças de personalidade, valores e interesses, constantes conflitos, falta de autonomia e até a sensação de não conseguir gerenciar o próprio tempo.

Um dos documentos mais recomendados para ajudar na comprovação de que a doença do trabalhador está relacionada ao trabalho é o laudo médico pericial, capaz de demonstrar a relação entre o problema de saúde e as condições do ambiente de trabalho.

Sem Atestado Médico você perderá as horas não trabalhadas, não seria Falta porque você se deslocou até o estabelecimento para trabalhar. Quando isso ocorrer o mais correto é ir ao médico mesmo cuidar da sua saúde e solicitar nem que for uma simples declaração de comparecimento.

40 horas semanais

A conclusão dos estudos é a de que, idealmente, o máximo de tempo que você deve trabalhar corresponde a 40 horas semanais. Exceder esse limite com frequência pode acarretar diversos problemas físicos e mentais para o profissional, além de minar a sua produtividade.

O que você faz quando adoece? Procura identificar a causa da doença e eliminá-la. Busque ajuda de um Psicólogo, valorize a suamsaúde mental!

Conheça as 5 principais doenças relacionadas ao trabalho

  • LER. A sigla LER significa Lesão por Esforço Repetitivo. ...
  • DORT. As DORTs são os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. ...
  • Surdez definitiva ou temporária. ...
  • Sofrimentos psíquicos relacionados ao trabalho. ...
  • Dermatite Alérgica de Contato.

2. Quais são as doenças que a empresa não pode demitir? O empregador não pode demitir em casos de qualquer doença decorrente do trabalho (existe aí, então, uma infinidade de doenças do trabalho) ou em casos de acidente de trabalho, com gozo de auxilio acidentário.

A doença ocupacional, também conhecida como doença profissional, é aquela provocada pelo trabalho em si, ou seja, pelas características da atividade que o trabalhador exerce.

Com o intuito de proteger a saúde do trabalhador, a Lei nº 8.213/91 prevê que quem ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos, tem direito a receber o auxílio-doença do INSS, que poderá ser concedido após o requerimento de afastamento feito pelo ...

Seja claro e transparente com o que está te incomodando. Mal entendido entre colegas, paralisação das chances de crescimento e mesmice são alguns exemplos que podem estar te dando insatisfação. Se decidiu partir para a demissão comente, com respeito e educação, ao seu chefe a situação.

Entre as principais podemos citar:

  1. Acidentes de trabalho. ...
  2. Dor por motivos posturais. ...
  3. Lesões no joelho. ...
  4. Hérnia inguinal. ...
  5. Depressão e estresse. ...
  6. Doenças cardíacas. ...
  7. LER. ...
  8. Problemas urológicos.

Existe um limite de atestados por mês? A verdade é que não existe um número máximo. O que há é um limite de 15 dias consecutivos de faltas justificadas.

Em termos legais, a empresa pode recusar um atestado médico quando desconfiar da veracidade do documento ou da aptidão do funcionário para exercer as suas atividades.

Uma pesquisa mostra que cinco horas de trabalho por dia podem melhorar a produtividade e aumentar o bem-estar. E só há uma coisa que impede as empresas de fazer isso.

A jornada estabelecida em lei pela Constituição Federal, em seu art. 7.º, é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Este é o limite máximo para o trabalho normal.

Outras possíveis causas que podem levar ao esgotamento inclui a carga de trabalho excessiva ou o excesso de horas extras, de acordo com uma pesquisa da Kronos e do Future Workplace, de 2017. Além disso, um ambiente de trabalho tóxico, com chefe e colegas de trabalho difíceis, também podem levar a esse quadro.

Então, durante o período do atestado médico ou enquanto o empregado estiver afastado pelo INSS, ele não poderá ser imediatamente demitido. De qualquer forma, a empresa não poderá demitir o empregado em razão da depressão, assim como não poderá demitir um empregado que desenvolveu depressão por causa do trabalho.