Quando o trabalho começa a fazer mal?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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É quando o trabalho te deixa doente. Sensação de baixa energia, tensão, desmotivação, ansiedade e depressão são alguns exemplos de sintomas, além de literalmente adoecer, sentir dores de cabeça, nas costas, lombar, gastrite até progredirem para quadros mais graves. E infelizmente isso é mais comum do que imaginamos.

Se você não aguenta mais o seu emprego, é sinal de que algo não vai bem e talvez seja a hora de buscar outras oportunidades. A maioria das pessoas dedica um terço do seu dia ao trabalho. Dessa maneira, para ter uma vida feliz e equilibrada, é fundamental ter uma atividade que faça sentido e gere motivação.

Síndrome de Burnout
Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior.

O clínico-geral francês François Baumman lançou em janeiro um livro sobre o Brown-Out, uma nova síndrome profissional que pode atingir, segundo estimativas, cerca de 40% dos trabalhadores no mundo, que não veem mais sentido no que fazem.

Caso esteja desanimado com o trabalho, saiba que isso é bem comum nos dias de hoje. A boa notícia é que é possível trabalhar e ajustar essa questão emocional através de treinamentos especializados, focados nas reais causas do problema.

Ambiente de trabalho inadequado. Estrutura de trabalho inadequado. Exigências emocionais no processo de negociação com clientes exigentes. Conflitos entre demandas do trabalho e demandas da vida pessoal.

A legislação não prevê garantia de estabilidade ao trabalhador portador de doença não grave ou em tratamento. Portanto, não há um regulamento que proíba a demissão nessas situações. Todavia, durante o atestado de afastamento médico por motivo de doença, o contrato fica suspenso.

O local de trabalho, ou a própria tarefa em si, pode desencadear quadros estressantes. As razões são várias como carga excessiva, pressões diárias, diferenças de personalidade, valores e interesses, constantes conflitos, falta de autonomia e até a sensação de não conseguir gerenciar o próprio tempo.

Os 5 maiores motivos de demissão

  1. 1 – Excesso de hierarquia. ...
  2. 2 – Excesso de trabalho. ...
  3. 3 – Visões vagas. ...
  4. 4 – Falta de reconhecimento. ...
  5. 5 – Estagnação.

O ideal é combinar um horário para conversar a sós com seu superior e explicar as suas razões com objetividade, sinceridade e humildade, ingrediente que não pode faltar nessa conversa. Outra dica importante: jamais critique qualquer pessoa ou qualquer aspecto da empresa que tenha contribuído para a sua decisão.

Se você tem medo de ser demitido, uma dica é garantir que as suas qualificações para aquela função estejam em vigor. É importante dar continuidade aos estudos e investir numa pós-graduação para se manter atualizado, como no caso da pós Pitágoras.

A primeira coisa a se fazer, caso você não possa sair da empresa agora, é falar com um profissional de RH da empresa. Leve as suas questões, dúvidas e sugestões e explique porquê você está sentindo que trabalha em um ambiente tóxico. Além disso, a auto-hipnose pode ajudar muito nos momentos difíceis no trabalho.

O que fazer para não ter desânimo com o trabalho?

  1. Faça uma lista. ...
  2. Encontre uma nova perspectiva. ...
  3. Seja proativo. ...
  4. Encontre ânimo no trabalho em si. ...
  5. Converse com outras pessoas. ...
  6. Identifique outros fatores. ...
  7. Reveja seu planejamento de carreira.

Sim. Mas isso pode trazer algumas consequências negativas. Afinal, caso a empresa exija o cumprimento de aviso prévio e você mesmo assim não cumpri-lo, ocorrerão descontos financeiros. Portanto, é possível pedir demissão e sair no mesmo dia.

Em regra, o pedido de demissão deve ser feito com antecedência de 30 dias, período em que o trabalhador ficará cumprindo o aviso prévio. Ele pode ser: trabalhado: quando o funcionário mantém suas funções na empresa durante o aviso prévio.

Pular hierarquias nesse momento, e mesmo considerando uma gestão mais horizontal, pode demonstrar algum desrespeito para com os ex-colegas e gestor. “Salvo exceções, onde é impossível aguardar o retorno do chefe, é recomendado espera-lo voltar para comunicar a decisão”, diz.

Se por algum motivo sua insatisfação com o trabalho ou mesmo o excesso dele estiver afetando sua relação com a família e os amigos, então é sinal de que está na hora de sair. Claro que é possível suportar períodos de grande demanda, mas isso deve ser exceção e não regra.